sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

NO CAIRO

A meio do projecto Discover Islamic Art fui convocado para uma reunião no Cairo. Os primeiros dias foram dramáticos. Trabalhava-se na sala de congressos do hotel de manhã à noite. Sem sequer sair à rua. A partir do terceiro dia fui "adoptado" por uma colega egípcia e pelo marido, que era economista e passava pelo local da reunião para a recolher. O Amr passou a levar-me pela noite do Cairo, de bar em bar, fumando narguilé e conversando das coisas da vida. Fomos a esplanadas ver futebol, passámos horas sem conta no El Fishawy, o mais célebre café de Khan el-Kahlili. Habibi, chamava-me às tantas o empregado, e uma vez que me tinha tornado cliente habitual.
a
Quando regressava ao hotel, noite dentro, a televisão passava clips musicais das vedetas do Médio Oriente (a música ocidental é tão invulgar no Levante como uma palmeira no Ártico). O êxito do momento era este Etazalt el-Gharam, da libanesa Majida el-Roumi. Até hoje o Cairo permanece sinónimo da Ayda e do Amr, do el-Fishawy, do narguilé e da voz doce da bela Majida.
a
Desgraçadamente shuf, shuf, habibi, shuf (olha, olha, meu querido, olha) é o limite do meu conhecimento de árabe neste clip.



Majida el-Roumi é uma mulher do Mediterrâneo. Nasceu em 1956, no Líbano, no seio de uma família católica grega. O seu prestígio, na margem sul deste nosso mundo, é imenso.

4 comentários:

Rui disse...

esse egípcio lembra de alguma forma o que não deixa de tb. ser sinistro...

Santiago Macias disse...

Caro Rui

Confesso que não percebi o que há de sinistro na fotografia (a não ser a sua provável má qualidade - o autor sou eu...).

O fotografado é o meu amigo Amr Hamdy, que tem a pele escura. Isso fá-lo diferente (de mim, pelo menos). Nada mais.

Cumprimentos
Santiago

Rui P. Bebiano disse...

claro que não percebes, a frase saiu-me truncada.

O teu amigo lembra-me um pouco o nosso PM, daí o comentário ;-)

Santiago Macias disse...

Uf! Então é isso!
Uf! Então és tu!

E não é por nada, mas o Amr é um sujeito bem simpático e pouco dado à arrogância. Nesse aspecto, tem pouco a ver como o nosso PM.