domingo, 8 de março de 2009

EL TRAPO BLANCO Y EL TRAPO NEGRO














El trapo negro (à direita) é uma fotografia, de 1986, do mexicano Manuel Alvarez Bravo (1902-2002), já antes referida neste blogue. A da esquerda não se chama el trapo blanco... A modelo dá pelo nome de Ada e o autor da fotografia, que data de 1982, é o americano Robert Mapplethorpe (1946-1989).
a
Em duas fotografias, e no contraste flagrante dos brancos e dos negros, e na sensualidade que delas se desprende, se apresentam duas formas de beleza feminina. A qual não está sujeita a padrões, nem a medidas, nem a receitas, e que nem todas as enciclopédias do mundo se poderiam atrever a querer decifrar.
a
Alguém me referiu que el trapo negro expressa "sensualidade, sexualidade e maternidade". Se uma imagem vale mais que mil palavras, aquelas três explicam, de facto, o conteúdo da fotografia. Foi a leitura de uma mulher. De uma mulher bela, diga-se de passagem.
a
Algumas das fotografias de Manuel Alvarez Bravo estão disponíveis em http://redescolar.ilce.edu.mx/redescolar/biblioteca/special/manuel_a_b/galeria.htm. Depois do falecimento de Mapplethorpe foi constituída uma fundação: ver http://www.mapplethorpe.org/
Os trabalhos destes dois grandes artistas do século XX podem ser facilmente adquiridos através do site da Amazon.

Sem comentários: