segunda-feira, 30 de março de 2009

OBAMA AT THE FAUCHON

Os franceses, hélas, queixam-se que os americanos não lhes passam cartão. Pelo menos é que se diz que o presidente Sarkozy diz do presidente Obama.

E agora, quando o presidente Obama está prestes a iniciar uma visita a França, resta a Sarkozy vencê-lo pelo charme. Não será difícil. Esta pequena história verídica ilustra bem o fascínio dos yankees pelo estilo gaulês:

Uns dias antes do Natal, a bicha à porta do Fauchon, talvez a mais célebre charcutaria de Paris, serpenteava pelo passeio. Ainda a palavra “crise” não era pronunciada e as coisas, caríssimas, que o Fauchon vende ainda eram compradas. Às tantas, sai um dos empregados, devidamente uniformizado, e começa, com toda a elegância, a distribuir flûtes de champanhe pelos clientes. Um gesto chique, à boa maneira francesa. A Júlia riu a bom rir, como faz cada vez que me recorda a história, quando viu um grupo de inconfundíveis turistas americanos especados a meia dúzia de metros, extasiados com a cena. Já lá vão uns anos mas as frases entusiasmadas, quase aos gritos, dos turistas não se apagam da sua memória: “Oh, my goodness! Just look at that! They are giving champagne to the customers… That´s so chic… But, of course, it’s the Fauchon!”.

Está visto, se a geopolítica passar por aí é levar o homem ao Fauchon…


Para quem tiver curiosidade aqui fica o endereço: www.fauchon.com

Sem comentários: