segunda-feira, 6 de abril de 2009

AH, LE SOLEIL, LE SOLEIL


http://www.liberation.fr/sciences/0101557517-solaire-ibere

É só seguir o link. O texto saiu no Libération de dia 24 de Março. A partir de AMARELEJA (ALENTEJO, PORTUGAL), o enviado especial FRANÇOIS MUSSEAU dá aos leitores do jornal parisiense uma expressiva imagem do projecto da central fotovoltaica.

A parte divertida da reportagem tem a ver com a dificuldade gaulesa, e não só, em entender a diferença Câmara Municipal/Junta de Freguesia. José Maria Pós-de-Mina é apresentado como presidente das comunidade do concelho, ao passo que Manuel Ramalho é referido como Presidente da Câmara da Amareleja. O essencial, contudo, é que mais uma vez o projecto chega até longe, e neste caso concreto às páginas de um dos mais influentes diários franceses.

3 comentários:

Késisábadópêchi? disse...

É realmente muito bom que o projecto “corra mundo” e que o nome da Amareleja e de Moura sejam difundidos além-fronteiras. Só me parece que, nalguns pontos, o senhor FRANÇOIS MUSSEAU não pinta o quadro como ele é. « Une terra de ninguem, un no man’s land » , então e as vinhas e olivais que tão belos néctares dão? Não são de ninguém? « à l’endroit du vieil aérodrome pour contrebandiers et trafiquants de drogue » Isto da a ideia de que estamos na Guiné-Bissau de hoje em dia, minada de traficantes de droga!
Enfim, ainda assim o saldo da publicação desta notícia é positivo.
Parabéns Amareleja, Moura e Pós-de-Mina.

Dulcineia disse...

Engraçada a data a que saiu esta noticia... Coincidências ! Tu sabes porquê !
Acho que vou enviar o link à directora da escola do Raphaël.
1 beijo
Julia

Santiago Macias disse...

Acho que fazes muito bem em dar o link à senhora (uma fotocópia mesmo, é melhor). Até para no Paris de França perceberem que aqui no sul há coisas interessantes. E que não temos só praia e "beaux paysages". Trabalhamos bem, dançamos melhor (bom, eu nem por isso), bebemos copos e levamos a vida num estilo um boooocadiiiinho africano.