domingo, 26 de abril de 2009

AINDA O EDIFÍCIO DOS QUARTÉIS

Dois leitores do blogue colocaram ontem estes comentários:
.
Anónimo disse...
Gostava de saber como se pode aceder a esse concurso
25 de Abril de 2009 20:16

Anónimo disse...
Sr. Vereador não se sabe nada sobre o que irá sair dos Quartéis, pelo menos eu não sei. Gostava de saber onde nasceu a ideia para a ocupação dos espaços e para que serão destinados. Obrigado.
25 de Abril de 2009 20:22
.
Comecemos pela segunda.
Desde que o projecto foi começado que os objectivos foram definidos: os espaços do edifício dos Quartéis serão, primordialmente, destinados ao comércio tradicional e a associações. Este aspecto tem sido inúmeras vezes frisado e repetido de cada vez que se fala na reabilitação do edifício. Admito, claro, que nem todas as pessoas tenham oportunidade de acompanhar o evoluir do processo, mas que os princípios de ocupação de espaços estão definidos, lá isso estão.
Quanto à questão do concurso, a resposta é ainda mais curta: está a ser ultimado um regulamento, que será submetido à aprovação da Câmara Municipal, depois da Assembleia Municipal e que será depois devidamente publicitado.

Deixo aqui o endereço na net da Câmara Municipal de Moura, onde todos os elementos referentes a este assunto serão anunciados: http://www.cm-moura.pt/.

2 comentários:

Anónimo disse...

Desculpe se eu sou uma das pessoas a não estar a par do projecto dos Quarteis,mas a resposta do Sr Vereador, de estar decidido desde o início, fico na mesma por não saber quando foi o início. Estamos a falar de que ano? A utilização foi fruto de algum estudo ou parecer? Peço desculpa mas gostava de saber.

Santiago Macias disse...

Boa tarde

Agradeço o seu interesse. O processo tem início em 2004/5, na altura em que a população ainda estava alojada no local.

O projecto de arquitectura foi aprovado pela Câmara em Setembro de 2006. Teve depois lugar a elaboração dos projectos de especialidades (razoavelmente complexa, tendo em conta a natureza do edifício). No Verão de 2008 foi lançada a empreitada.

Se a utilização foi fruto de pareceres? Entendamo-nos:

1) a definição de uso foi uma opção da Câmara (já estava tomada quando iniciei funções mas estou de acordo com ela, tanto do ponto de vista técnico como político). Devo esclarecer que as deliberações sobre estas matérias foram tomadas por unanimidade. E que nunca ninguém propos um uso diferente.
2) embora uma obra camarária não esteja sujeita a processo de licenciamento, a especificidade desta tornou obrigatória a obtenção de vários pareceres(inclusivamente da Direcção Regional de Educação, tendo em conta a proxinmidade de uma escola).