quinta-feira, 4 de junho de 2009

A GRANDE FARRA, FREUD E SUE TILLEY

Por norma, as mulheres gordas são excluídas dos ecrãs dos cinemas. A primeira grande excepção foi Andrea Ferreol (n. 1947), que se celebrizou pela sua participação no filme de Marco Ferreri (1928-1997) A grande farra, rodado em 1973. Independentemente da sobrevalorização que o filme então conheceu, o que foi extensivo a muitos outros trabalhos de Ferreri, uma mulher de formas menos vulgares era a sex-symbol de um filme.

Creio que o mesmo princípio e a mesma lógica se pode aplicar à pintura. Os cânones do maneirismo, os de Rubens em particular, só recentemente conheceram uma estrondosa recuperação, através da paleta de Lucian Freud (n. 1922). Sim, é neto do outro Freud.

Os temas da sua pintura estão, com frequência relacionados com as pessoas que o rodeiam (os amigos, os colegas pintores, a familia, as amantes, as crianças). Para usar as suas próprias palavras: "Os temas são autobiográficos; tem tudo, na verdade, a ver com esperança e memória e sensualidade e envolvimento".

Curiosamente Freud afirma que "Pinto as pessoas não pelo que elas parecem, não exactamente pelo que elas são, mas como elas deveriam ser."

Sue Tilley, a mulher que retratou em meados dos anos 90, foi protagonista de diversos quadros. A nudez surge aqui em todo o seu cru realismo, com pontos de contacto com a obra de Paula Rego. E o excesso de peso de Sue Tilley, hoje uma pacata funcionária pública, ganhou contornos estéticos, ao ponto de em vários locais, se lhe ter chamado Mona Lisa do século XXI.

Freud pintou também Sua Majestade a rainha Isabel II. Que, contudo, estava vestida.
Benefits Supervisor Sleeping, quadro de 1995 vendido em Maio de 2008 por 21,7 milhões de euros pela Christie's de Nova Iorque.
É a mais cara transacção de sempre envolvendo uma obra de um artista vivo.

Foto recente de Sue Tilley, antiga modelo de Freud.

Nem Lucian Freud nem Sue Tilley têm página web. A da Christie's é:

http://www.christies.com/

Recomenda-se também uma vista de olhos pela página da Tate: http://www.tate.org.uk/britain/exhibitions/freud/

4 comentários:

Anónimo disse...

Uma sondagem realizada pelo Centro de Sondagens da Universidade Católica dá a vitória ao Partido Socialista na eleições europeias (9 deputados), com mais um deputado eleito que o PSD (8).

CDU e Bloco de Esquerda igualam o resultado, com dois deputados cada, enquanto o CDS elege apenas um deputado.

Os resultados são os seguintes:
- PS 34%
- PSD 32%
- CDU 11%
- BE 9%
- CDS 4%
- MEP 2%

Anónimo disse...

Mas onde é que estão as "banhas" nesse comentário à grande farra.

Santiago Macias disse...

Não estão, efectivamente. Foi entusiasmo do comentador e boa vontade minha...

Logo mais à noite colocarei todas as sondagens disponíveis no blogue.

Santiago Macias disse...

Amigo JTR (apesar de "anónimo")
O seu comentário não tinha mesmo a ver com isto...