sexta-feira, 26 de junho de 2009

KODACHROME

O Público anunciou na edição de ontem que a Kodak vai deixar de fabricar o seu mais antigo rolo a cores: o Kodachrome. Era, nos meus tempos de estudante, o mais sofisticado dos rolos. A revelação era feita em Madrid, o que implicava sempre umas semanas de espera. Ainda tenho algumas imagens de Moura nos anos 80 feitas com o inesquecível Kodachrome 64. Difícil de manejar, em termos de luz, tinha uma qualidade e um cromatismo que deixavam o Ektachrome a anos-luz.

Não vou ser cínico ao ponto de gritar contra este “atentado”. Para os trabalhos a cores de arqueologia ou património há muito que uso a máquina digital. Já só utilizo o analógico nas Leicas M6 e R7. Rolos a preto e branco: Kodak TX 400 (outra raridade em vias de extinção), Ilford PANF PLUS 50 (para luzes fortes e que fazem a Paula Campos perder a paciência no momento da revelação) e Kodak TMAX 3200, para a noite.




6 comentários:

Anónimo disse...

... eu sempre gostei de fotografia
mas, não tenho jeito para tirar fotos lembro-me da Kodak que o meu pai tinha, depois ele era muito moderno, sairam as aquelas magnificas maquinas instantaneas,
ele comprou uma, as fotos
não podiam apanhar luz aquilo era magico, os velhotes na taberna com os amigos, os familiares a malta da escola... eram outros, tempos e lembro-me do mestre Pedro Cagado
que nesse tempo era um engenheiro de fotografia sem curso sem tecnologia,com o equipamento desse tempo ele era um artista... e dava a escolher ao cliente quer com bigode ou sem bigode o preço é o mesmo...
já havia promoções ...

...bom fim de semana a todos...

Dulcineia disse...

Quando li este "post" achei que a partir de hoje devia ilustrar os meus comentarios com uma foto. E nao uma qualquer...
Este cliché foi tirado no verao de 74.

Anónimo disse...

... não entrou de ferias ?

estamos em julho...

Santiago Macias disse...

Caro anónimo:
Refere-se seguramente ao Estúdio Floreano. Onde andarão esses materiais, tão importantes para a história de Moura no século XX?

Cara Dulcineia:
O local da fotografia é a Praia da Balaia, o autor da imagem sou eu; e a minha amiga está um pouco diferente...

Dulcineia disse...

So uma pergunta : Nesta altura ja conhecias Hans Christian Andersen ? Ou foi pura coincidência ?

Santiago Macias disse...

Claro que já conhecia HCA...