sexta-feira, 12 de junho de 2009

MEETING MR. PANCHO GUEDES

O nome oficial é Amâncio d'Alpoim Miranda Guedes, mas é como Pancho Guedes que passará à história. O CCB tem outros motivos de interesse mas a monumental, em todos os sentidos mostra intitulada Vitruvius Mozambicanus é que tem, ou deveria ter, todas as honras. Não haveria mais de dez visitantes à hora a que lá passei. E é pena.

A obra de Pancho Guedes (n. 1925) desenvolveu-se sobretudo em Moçambique. Talvez a ausência de um legado histórico mais denso tenha facilitado todos os experimentalismos. Talvez sim, mas há originalidades que só a criatividade explica: confesso que prefiro o racionalismo de edifícios como o bloco de apartamentos em Ponta Vermelha (1952), o Mac Mahon, em Maputo (1953) ou o Nauticus, em Nampula (1954). Mas não sou insensível ao humor que perpassa pela influências de Gaudí noutras obras. Curiosamente, são as obras de juventude que mais visibilidade adquirem, embora possamos também salientar as oito casas para a Coop, de 1973. É interessante notar que a linguagem é bem mais inovadora nos edifícios de habitação social que nas encomendas para vivendas na Polana ou no Sommerschield. Arrisco um comentário talvez machista: nestes projectos estou certo da influência das esposas dos encomendadores…

No meio de tudo isto deparo com o projecto da Casa Cohen (1985), em Forest Tower, na África do Sul, completamente construída em tijolo. Destaca-se a magnificência das abóbadas, trabalho de um “pedreiro de tijolo português que as construiu primorosamente bem”. Não sei porquê, mas fiquei com a sensação que andou ali a mão de um certo pedreiro mourense, que fez fama e fortuna na África do Sul.

Ver mais em http://www.guedes.info/ (página web dedicada ao trabalho de Pancho Guedes)


Edifício Nauticus (Nampula)


Edifício na Praça MacMahon (Maputo)

O catálogo não é barato (55 €) mas vale a pena. A exposição Vitruvius Mozambicanus estará patente até dia 16 de Agosto. Vale a pena conhecer o arquitecto Pancho Guedes. E, também, o seu invulgar e pouco lusitano sentido de humor.

Toda a informação em www.museuberardo.pt

Sem comentários: