domingo, 7 de junho de 2009

ROGER FEDERER

Melhor que Roy Emerson (11 triunfos em provas do Grand Slam). Melhor que Rod Laver (11 triunfos, ainda que com o feito notável de ter vencido 8 em apenas 2 anos). Melhor que Fred Perry e Andre Agassi (8 vitórias cada). Melhor que Don Budge (6 vitórias).
.
Chama-se Roger Federer, tem 27 anos e ganhou hoje em Roland Garros o título que lhe faltava, somando assim 14 vitórias no mítico quarteto de provas (Pete Sampras também tem 14 títulos, mas falhou sempre na terra batida). E é também o primeiro tenista do continente europeu a lograr tal façanha.

Mais informações em www.rogerfederer.com

4 comentários:

Anónimo disse...

Brilhante sim senhor !!!
Mas este ano o que me comoveu mais no Torneio de Rolland Garros foi a prestaçao da nossa Micaela (Michelle para os circuitos internacionais) Larcher de Brito, a primeira portuguesa a atingir os 1/16.
Infelizmente foi eliminada por Aravane REZAI (francesa).
Mas tendo em conta a garra da miuda para o ano que vem, as REZAIS que rezem porque a nossa Micas é bem capaz de fazer rugir bem alto o som de Portugal.

Julia Macias-Valet

Anónimo disse...

Parece impossivel mas é verdade vi este miúdo crescer até aos 16 anos...frequentava o mesmo colégio que a minha filha ..era timido e de poucas palavras hoje é o melhor do mundo no Ténis....as voltas que a vida dá. A.P

Administrador disse...

Caro Santiago, peço desculpa por esta intromissão, ainda para mais já "fora de tempo", mas como amante do ténis gostaria de deixar aqui 2 ou 3 ideias...
Que fique claro que, se pretendermos comparar todos os tenistas do mundo, Federer é para mim o melhor de sempre... Mas acho justo destacar que Rod Laver competiu antes da chamada "Era Open". Isto faz toda a diferença, uma vez que apenas os jogadores amadores podiam participar nos Grand Slams e Rod Laver torna-se profissional no final de 1962, após vencer os 4 Grand Slams nesse ano. Com a chegada da "Era Open", em 1968, Rod Laver pode voltar a participar nos Grand Slams, vencendo em Wimbledon e perdendo na final de Roland Garros. No ano seguinte, volta a vencer os 4 torneios.
Correndo o risco de me alongar demasiado, gostaira ainda de dizer que existia um circuito "paralelo" aos Grand Slams, entre 62 e 68, jogado por jogadores profissionais, onde se englobava Rod Laver. Deste circuito constavam 3 torneios "semelhantes" ao US Open, a Wimbledon e a Roland Garros. Entre 62 e 68, Rod Laver ganhou 4 Wembley Championships, 3 US Pro Championships e 2 French Championships.
Como sei que gosta de estar informado, partilho consigo dois links da wikipedia que em muito esclarecem o que acabei de referir:
http://en.wikipedia.org/wiki/Rod_Laver
http://en.wikipedia.org/wiki/Professional_World_Singles_Tournament
Como curiosidade, deixo o facto de o Court principal do Open da Australia se chamar Rod Laver Arena.
Um abraço

Santiago Macias disse...

Não é nada fora do tempo. Participações como esta são sempre simpáticas. Obrigado pelas dicas.