domingo, 9 de agosto de 2009

OSCAR NIEMEYER

Aproveitei uma pausa nas idas à biblioteca para passar pela Place Colonel Fabien, onde fica a sede do Partido Comunista Francês. O edifício foi uma oferta do arq. Oscar Niemeyer ao PCF. Arquitecto de extraordinário talento e homem generoso e de grande espírito solidário Niemeyer ofereceu, ao longo da vida, inúmeros projectos a partidos comunistas e a entidades cuja posição progressista entendia dever ajudar. O edifício do PCF não é dos meus preferidos, mas é bem o testemunho do empenhamento e do sentido de solidariedade de Niemeyer.

Evoquei essa visita de fim de tarde alguns anos mais tarde, ao passar na Avenida Atlântica e depois de Marcello Dantas me ter apontado um edifício dizendo, com descontracção, “o Oscar vive ali; sabe que o ateliê dele tem uma parede forrada com fotos de mulher pelada? segundo me explicou, mulher pelada tem todas as curvas do mundo…”. Alguns meses mais tarde foi o próprio Marcello que me remeteu por mail a morada exacta, de forma a permitir que a Câmara de Moura enviasse uma mensagem de felicitações pela passagem do centenário de Oscar Niemeyer.
.



Palácio da Alvorada (Brasília)
Sede do PCF (Paris)
Oscar Niemeyer numa foto antiga
.
Oscar Niemeyer nasceu em 15 de Dezembro de 1907. Tem uma obra imensa, tendo-se celebrizado mundialmente pelas arrojadas formas dos edifícios de Brasília. Foi Prémio Pritzker em 1988. O arquitecto, comunista inveterado, como já lhe chamaram, e a sua obra são património de todos nós.
.
Existe uma fundação, que se encarregará de perpetuar o seu legado: http://www.niemeyer.org.br/

4 comentários:

Curioso disse...

Curiosamente não gosto muito do trabalho do Niemeyer. Ele não se preocupa com a funcionalidade dos edificios que cria... É sobretudo por isso que o critico. Se não estou em erro, numa visita dele a Portugal ele comentou a famosa Gare do Oriente, do seu homónimo Santiago Calatrava. A Gare do Oriente foi bastante criticada por não oferecer as condições minimas de comodidade, de protecção ao frio e à chuva adequadas para o serviço público. E o Oscar Niemeyer disse que as grandes obras de arquitectura não podem limitar-se ao funcionalismo, mas sim á originalidade do artista, isto é, do arquitecto.

No entanto há que louvar o trabalho feito na capital brasileira.

AF Sturt Silva disse...

Grande Oscar.Sempre comunista.
Mas a sede do pcf é muito bonita mesma.
Aqui no Brasil, tem gente que nem sabe quem é Oscar Niemeyer.
ABS.

Anónimo disse...

É o desafio da flexibilidade e a estruturação do espaço público, pela "monumentalização" das intervenções que mais admiro em Niemeyer. É um grande leitor de arte!

Santiago Macias disse...

No Brasil há quem não saiba quem é Niemeyer? Ora aí está uma informação surpreendente.