quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A UM ANÓNIMO DESCONHECIDO

Aproveito os breves momentos de pausa da hora do almoço para clarificar uma questão, levantada por um bravo anónimo em mensagens enviadas às 11.11 e às 11.15:
.
1. Fazer um blogue é um exercício interessante de comunicação;
2. Decidi partir do nome da coluna que assino no jornal A Planície de Moura para fazer um blogue que anda à volta de questões locais, do património, do cinema, da fotografia e, também, um pouco da pintura e da poesia;
3. E da política, claro;
4. Os textos/temas são preparados à noite: um post leva cerca de 15 minutos a escrever e a colocar online (para quem tem prática de escrita, bem entendido);
5. Estou contente com a afluência que o blogue tem tido (cerca de 250 visitas diárias na última semana), sinal que há muita gente amiga, ou menos amiga, disposta a aturar-me;
6. Insultos como os do bravo anónimo (usou uma palavra que o "denuncia", sabia?) serão apagados e não me farão mudar de ideias ou de atitude;
7. Comparar este modesto blogue com aquela coisa vergonhosa da PATADA, onde pontificava um responsável partidário local, não me merece mais comentários;
8. É a última vez que o tema que gasto a fazer o blogue aqui aparece;
9. Nos próximos dias temas de interesse local voltarão ao blogue;
10. Aviso: logo à noite irei fazer um texto sobre um homónimo meu, cujo trabalho há muito me interessa. E não me refiro ao arqueólogo espanhol Santiago Macías (sim, há um, e isto já tem dado direito a confusões). Espero que o bravo anónimo goste de artes plásticas.
.
Para quem não é de Moura: A PATADA foi um blogue que esteve activo entre, salvo erro, 2004 e 2008. Era utilizado para, a coberto do anonimato, se atacar o Presidente da Câmara, a CDU, os comunistas, a vereação etc. etc.
Um comentário feito a um dos temas foi objecto de um processo em tribunal. Um fim triste para coisas que não merecem outro fim.

11 comentários:

Amarelejando disse...

Ontem fui o visitante n.35000, hoje o visitante n.35355, visito este Blog quase todos os dias, porque acho muito interessante aquilo que por aqui se escreve. Não acho que deva dar ouvidos a esse tipo de comentários, ainda por cima anónimos. São pessoas que não conseguem dar a cara, e usam o anonimato para chatear os outros.

Já agora uso no amarelejando uma ferramenta interessante que permite localizar grande parte desses engraçadinhos (http://www.statcounter.com/). Se não conhece experimente.

Curioso disse...

Carissimo Santiago, já uma vez fiz aqui um comentário onde eu disse que quem se mete em politica acaba sempre por ouvir certo tipo de coisas que não gosta. Infelizmente é assim a politica, quer goste ou não.

Naturalmente haverá sempre gente descontente; naturalmente haverá sempre alguém a fazer melhor do nós (seja o que for e seja quem for); e, naturalmente, a galinha da vizinha é sempre melhor que a nossa.

Mas as eleições estão aí á porta. Se o amigo Santiago tiver razão, a população de Moura assim o decidirà; se o amigo Santiago não tiver razão, então a população de Moura irá decidir doutra maneira... Um pouco confuso mas é verdade!

Sinceros desejos de felicidade,

Santiago Macias disse...

Boa tarde amigo AMC

Na realidade o meu envolvimento na política remonta a 1979, quando me candidatei à Associação de Estudantes do então Liceu Nacional de Queluz.

Não são as críticas ou ter de ouvir o que não gosto que me desagrada. Há críticas que têm perfeita razão de ser e o nosso esfoeço vai no sentido de as superarmos todos os dias. O pior são os idiotas enfatuados cheios de certezas e que, por norma, criticam o que está bem...

Em relação às eleições (e deixe-me que lhe diga que o seu comentário não é nada confuso): ter ou não ter razão nas opções tomadas é uma coisa que não pode ser aferida pelo voto. Ou, pelo menos, não é esse o único factor que determina o voto.

A decisão sobre o Presidente e a equipa que o deve acompanhar pertence, naturalmente, aos eleitores do concelho. Estou e sempre estarei completamente tranquilo. Até porque não dependo da política para fazer qualquer tipo de "upgrade"...

Santiago Macias disse...

E obrigado pelos votos de felicidades!

Santiago Macias disse...

Mensagem de CURIOSO, à qual suprimi, a pedido do próprio, uma passagem:

Não fui, nem quero ser irónico nos meus desejos de felicidades. Foram sinceros. Antes de mais quero que isso fique esclarecido.

E o Santiago percebeu quando eu disse que nas eleições logo veriamos quem teria razão. É verdade que a população por vezes é levada nas cantigas de quem melhor sabe "cantar" e não de quem melhor sabe fazer. Espero que os caleiros e o resto das freguesias saibam distinguir a politica mesquinha do trabalho realizado.

Os projectos que a CM de Moura apadrinhou e conseguiu efectuar são obra feita. Infelizmente, nós, população em geral, só conseguimos ver as ruas arranjadas, o recinto da feira todo bonito, os Quartéis na sua fase final, o recinto do castelo, etc. Mas eu sei que o trabalho da CM é muito mais do que isso ("isso" compreenda-se como trabalho visivel).

Sempre tentei ser sincero nos meus comentários. No defunto MouraViva defendi a CM quando achei que era caso disso e critiquei a CM quando me pareceu que o MouraViva tinha razão. Claro que nem sempre a minha opinião coincide com a sua ou com de outros, mas é a minha convicção na altura.

Santiago Macias disse...

As suas mensagens são totalmente claras. E a sinceridade é bem visível.

Anónimo disse...

... não faça caso desses anonimos,
não publique os comentarios deles,
são pessoas frustadas na vida, e podem estar doentes...
um conselho meu para essas pessoas
o espresso é as 7 da manha tem varios destinos...ou então os dias tão bons vá a pesca para o guadiana, pode ser que fique mais calmo ao pé da natureza a ouvir os passarinhos...os coelhinhos...
em relação ao Sr Rafael faz bem não responder a esses anonimos concentre-se na sua candidatura a grandola, como vencer...
hoje vou abir uma garrafita de rosé
o pessoal tá convidado...
J.L

Anónimo disse...

A Patada surgiu com um único objectivo: em vésperas de eleições autárquicas denegrir o trabalho autárquico da CDU para conseguir dividendos politicos. Acontece que não soube gerir o espaço e acabou por permitir deturpações, mentiras e ofensas pessoais. Ás vezes, a sede do poder a qualquer preço, tem dessas coisas.
O termo de comparação nem justifica mais comentários. Há pulgas e elefantes mais proporcionais.

B.B.

Anónimo disse...

Este comentario anonimo existe? ou foi desculpa para o Post? LOL

Santiago Macias disse...

Existiram mesmo, claro. Foram dois comentários. Já agora, porque raio precisaria eu de pretextos para escrever coisas no meu próprio blogue?...

Anónimo disse...

se existe, coloque-o... ou invente-o