quarta-feira, 9 de setembro de 2009

AMARCORD

No outro dia, ao regressar da feira, um morcego cruzou-me por segundos o horizonte. Voltou para trás e desapareceu na escuridão da Horta do Prazeres. Lembro-me sempre dos morcegos no fim das noites da feira e da festa. Havia sempre morcegos no amanhecer dessas noites, uma revoada detrás do Café Ideal, quando se virava para a Rua do Burgueto. Mas já não existe o Café Ideal desses dias e a Rua do Burgueto mudou de nome. Mais morcegos haveriam de aparecer depois da passar a Latôa. Confiei sempre no sentido de orientação dos bichos, que picavam sobre mim, pairavam uns segundos e voltavam para trás, como se um elástico os puxasse. A minha irmã Júlia arrastava-me, por entre resmungos, ladeira da Salúquia acima. Desde então que as mulheres da família e eu não nos entendemos sobre os significado profundo das palavras "feira" e "festa".
.
Era a melhor hora do dia, esse momento de abandono, em que a noite já não era noite e o dia ainda só espreitava. Quase toda a cidade desistira. Sobravam pequenos grupos de rapazolas como o nosso. Lembro-me que às vezes se hesitava "café do Tio Russo ou Mercado?" e a decisão era sempre ditada por secretos critérios, de difícil explicação mas que geravam sempre unanimidade. Pelo menos por parte dos que ainda conseguiam falar. Um café e um poejo, este último com fins supostamente medicinais mas que só vinha dar o toque de decadência final à noite.
.
No outro dia, quando a noite já não era noite e o dia ainda só espreitava e o sábado da Festa estava a acabar, lembrei-me desses dias e dos momentos de abandono ao amanhecer.
.
A Rua de Serpa estava deserta, a dos cafés também, no largo apenas se ouvia o rumor dos papéis que o vento levantava e depois ia pousar no mesmo sítio, exactamente no mesmo sítio. Lembro-me das gambiarras balouçando devagar na primeira aragem da manhã, as lâmpadas apagadas e já sem préstimo.
.
Um velho poema de Manuel Bandeira veio em meu auxílio: "Quando ontem adormeci / Na noite de S. João / Havia alegria e rumor / Estrondos de bombas luzes de Bengala / Vozes cantigas e risos / Ao pé das fogueiras acesas // No meio da noite despertei / Não ouvi mais vozes nem risos / Apenas balões / Passavam errantes / Silenciosamente / Apenas de vez em quando / O ruído de um bonde / Cortava o silêncio / Como um túnel./ Onde estavam os que há pouco / Dançavam / Cantavam / E riam / Ao pé das fogueiras acesas ?". O poema segue, até ao fim de tudo, quando um dia a festa continuar e já tivermos partido há muito.
.
Passaram pelo largo dois grupos de rapazolas. Trocaram piadas. Lembro-me que eram iguaizinhas às de há quase trinta anos. Resignado ao passar do tempo e já cansado, e sem ter a Júlia para me empurrar por entre resmungos, caminhei sozinho em direcção à Salúquia.
.
Este texto foi publicado no jornal A Planície de 1.10.2005. Amarcord (1973) é um filme de recordações de Federico Fellini, um filme amado dentre os amados, uma pérola, como alguém já lhe chamou.
.
A feira começa amanhã - ver http://www.feirasdemoura.pt/
.


.

DIA 10 (Quinta-Feira)
11:00H - 1º Workshop do Projecto MEDISS - Reforçar as capacidades de inovação nas fileiras "Aromas e Sabores" (Cine-Teatro Caridade)
19:00H - Sessão de Inauguração da Feira e Abertura dos Pavilhões de Exposições
.
DIA 11 (Sexta-Feira)
10:00H - Assembleia da Rede de Cooperação Transfronteriça 7X7 (Auditório da Comoiprel)
18:00H - Colóquio "Artesãos da Saúde - A resposta está nas suas mãos" (Auditório da Comoiprel)
19:00H - Gincana da Ass. Desp. Arucitana (Junto ao Parque do Leilão do Gado)
22:00H - Espectáculo musical com Expensive Soul & Jaguar Band
.
DIA 12 (Sábado)
10:00H - XVI Concurso de méis da região de Moura; Gincana da Ass. Desp. Arucitana (Junto ao Parque do Leilão do Gado)
11:00H - Visita às instalações da APIVALE - Associação dos Apicultores do Vale do Guadiana.
15:00H - Entrega de prémios do concurso de meís; Assembleia Geral da APIVALE - Associação dos Apicultores do Vale do Guadiana (Auditório da Comoiprel)
22:00H - Espectáculo musical com Paulo Gonzo; Corrida de Toiros (Praça de toiros)
.
DIA 13 (Domingo)
17:00H - Concurso de doçaria confeccionada com mel
19:00H - Espectáculo musical; Entrega de prémios do concurso de petiscos e do concurso de doçaria confeccionada com mel

Horário dos Pavilhões de Exposições
Quinta-Feira: 19:00h às 24:00h
Sexta-Feira e Sábado: 10:00h ás 13: 00h e 15:00h ás 01:00h
Domingo: 10:00h ás 13: 00h e 15:00h ás 22:00h

.

Sem comentários: