terça-feira, 8 de setembro de 2009

BIBLIOTHEQUE NATIONALE DE FRANCE

Na lista final para este projecto esteve Álvaro Siza Vieira. Não conheço a proposta que apresentou, mas não tenho dúvidas em dizer que a ideia vencedora é sublime.
.
Conheço muitas bibliotecas, mas nenhuma tão prática e tão simpática para os utentes como esta. Vista ao longe dir-se-ia estarmos na presença de quatro grandes livros colocados ao alto. Uma enorme plataforma liga os quatro vértices. No centro fica um jardim, que nasce a partir do chamado rez-de-jardin. É aí que se situa a biblioteca de investigação, à qual se acede com um cartão com um chip.
.
Na biblioteca de investigação, as salas são luminosas (um milagre em Paris), o silêncio impera e o trabalho avança. Nos seus fundos há tudo ou quase tudo. Mesmo a bibliografia anglo-saxónica que nos falta noutros locais e aquelas obras antigas e há muito esgotadas e que nos deixam à beira do desespero. Passei ali muitos dias entre 1998 e 2004, com o apoio da Fundação Macias-Valet para o Progresso da Ciência. Não sei se há um paraíso das bibliotecas, mas esta deve andar lá perto.
.
O autor da obra-prima chama-se Dominique Perrault (n. 1953). Não tem nenhum projecto em Portugal.
.


Site do ateliê de Dominique Perrault: http://www.perraultarchitecte.com .
Site da BNF: http://www.bnf.fr


Hoje é o Dia Internacional da Alfabetização.

Sem comentários: