sábado, 3 de outubro de 2009

BAR-IGLESIA EN TOLEDO

Quando, há dois dias, me convidaram para ir beber um copo ao bar-iglesia de Toledo ainda pensei num pub com um nome pouco vulgar. Tenho dificuldade, muita dificuldade mesmo, em explicar o que senti ao entrar na igreja de S. Vicente, um tempo mudejar de excepcional qualidade transformado em bar-discoteca e sítio para as artes. A história conta-se em poucas palavras: a igreja, propriedade do município, estava sem qualquer uso. Um grupo de artistas resolveu propor a montagem de uma exposição. Daí ao arrendamento e à transformação do local num espaço um pouco mais "aberto" foi o passo de um anão.
.
Detalhes curiosos:
.
1. A igreja está recuperada com um bom gosto acima de quaisquer dúvidas;
2. O ayuntamiento que promoveu o arrendamento ao Círculo de Arte de Toledo (é este o nome oficial) era, na altura, governado pelo PP (!);
3. O bar está numa capela lateral decorado com magníficas pinturas no tecto;
4. A capela-mor tem um palco e pode dançar-se aí;
5. O espaço está sempre cheia de jovens, que conversam, fumam, dançam e namoram;
6. O arcebispo e a Igreja estão de cabelos em pé com tudo isto.
.
Pergunto:
.
O que aconteceria em Portugal, no nosso respeitador, pacato e sisudo Portugal, se ...?
.


8 comentários:

Alexandre disse...

Coimbra tem um excelente café, sito desde 1923 numa igreja de 1530....

http://www.cafesantacruz.com/

Dulcineia disse...

Acabo neste momento de chegar a casa depois de ter assistido na Igreja Notre Dame des Blancs Manteaux (Paris IV) a uma projecçao de Arte Technologica no altar. Integrada na Nuit Blanche de Paris, este ano dedicada à Arte Contemporânea.
Chamava-se : Ensemble Enée
Yves-Marie L’Hour et Benoît Meudic
Gestes §II : Trois nocturnes
INSTALLATION INTERACTIVE
SYNESTHÉSIQUE

Nao é so Toledo que encontra forma de rentabilizar um espaço pouco frequentado e com optimas condiçoes acusticas.

Santiago Macias disse...

O Santa Cruz é, de facto, um espaço muito bonito. A diferença principal é que o bar de Toledo está mesmo na nave da igreja.

Anónimo disse...

Então e a Igreja de Montalvo? Já lá bebi umas minis ...

Curioso disse...

Possivelmente, se em Portugal houvesse algum municipio que tivesse a ideia (ousadia) de fazer o mesmo, calculo que os partidos da oposição na Câmara se "opusessem" vivamente, fosse o partido que fosse, tal como o caro Santiago deve saber tão bem ou melhor que eu.

Imagino ainda um Baixo-Assinado passando de mão em mão, a criticar mais uma atitude prepotente da Câmara (qualquer partido que estivesse no poder na Câmara, CDU, PS, PSD, BE, ou outro qualquer), acusando a Câmara de estar a ter um aproveitamento económico, quiça particular, etc, etc.

Só por curiosidade, e peço desculpa pela minha ignorancia, que edificio é aquele onde está instalado o cine-teatro Caridade?!

Santiago Macias disse...

Entendamo-nos: não é o facto de se dar à igreja uma função diferente da litúrgica que está em causa. O Cine-Teatro Caridade, como nota o amigo AMC, está instalado na antiga Igreja da Misericórdia. A própria autarquia vai promover a reabilitação da antiga Igreja do Espírito Santo, tendo em vista a instalação da galeria de arte municipal. Já o caso do Montalvo (bem recordado, anónimo!) é um pouco diferente. Mas Montalvo não está no centro de uma cidade como Toledo.
O que me parece mais insólito é a discoteca propriamente dita. Mas não estou contra, obviamente.

Anónimo disse...

Suponho que em Portugal aconteceria o que vem relatado nese excerto de uma noticia de 2008 :)

"Bragança, 01 Fev (Lusa) - O estabelecimento que ficou conhecido em Bragança como "o Bar da Igreja" fechou apenas uma semana depois de estar a funcionar, envolto em polémica pela sua localização.

Nenhum dos responsáveis pelo projecto quer prestar esclarecimentos sobre o encerramento, explicado apenas num curto avisado afixado na entrada do bar.

"O bar de apoio à academia será reaberto noutro local para não continuar a ferir a sensibilidade de algumas pessoas", lê-se no aviso.

O bar abriu no dia 22 à noite e na manhã seguinte era tema de conversa na cidade por se localizar no rés-do-chão da igreja dos Santos Mártires.

"Em cima os santos e em baixo os bêbedos", foi um dos comentários de reprovação e espanto pela escolha do espaço (...)"

B.B.

Santiago Macias disse...

Ok, muito obrigado pela informação!