segunda-feira, 5 de outubro de 2009

MONTY PYTHON - OS PRIMEIROS QUARENTA ANOS

Faz hoje quarenta anos que o primeiro episódio da série Monty Python's Flying Circus, foi para o ar, na BBC. Era um sábado, 5 de Outubro de 1969. O humor no mundo ocidental nunca mais foi o mesmo.
.
O humor daquele grupo de seis criadores (cinco actores britânicos, Eric Idle, Graham Chapman, John Cleese, Michael Palin, Terry Jones, e um desenhador americano, Terry Gilliam, autor das delirantes animações dos programas) originou séries de televisão, programas teatrais e filmes. E tornou a forma de rir muito diferente do que era. Herman José e os Gato Fedorento devem-lhe o essencial daquilo que são...
.
Os Monty Python não se definem. Como definir a anarquia ou o mais completo nonsense? Qual a lógica de histórias como a da
piada mortal, a das formas de não ser visto, a do papagaio morto ou a da fabulosa candidatura do sr. Hilter no círculo eleitoral de Minehead? Poderão não ter lógica, mas marcaram o imaginário de sucessivas gerações. Já agora, a popular expressão spam tem origem num sketch dos Monty Python. E esta?
.
A primeira série passou na RTP 1, em 1973 ou 1974.


.
Salvo erro da minha parte, a música que se ouve é de John Philip Sousa (1854-1932), músico americano de ascendência portuguesa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gosto de acreditar que a minha boa disposição e capacidade de ver sempre o lado positivo da vida - "the bright side of live", tem a ver com precisamente 9 anos depois ter sido a minha vez de estrear. Sim, eu sei que é uma tentativa fatela (e esotérica!!) de associação a estes 6 revolucionários do humor, mas conforta-me e conforto é bom.

Zé Gonçalo