sexta-feira, 23 de outubro de 2009

PCP PERDE INFLUÊNCIA

No novo governo haverá apenas um ministro ex-PCP. Quase nada, se compararmos a situação com os tempos gloriosos do governo Guterres, quando parecia haver um escorrega que ia direitinho da Soeiro para a Gomes Teixeira.
.
Agora são muito menos e isto assim tem menos graça. A grande nota de humor é dada pelo facto do ex-otelista Santos Silva ocupar a pasta da Defesa. Mas como é para malhar...
.

9 comentários:

Anónimo disse...

Caro Santiago não brinque que a situação é grave. Na verdade perdemos influência em todo o lado até no nosso Alentejo. Até Aljustrel perdemos para não falar na dor enorme de termos perdido Beja. Lá se foi a Associação de Municipios. Que mais nos irá acontecer.

Santiago Macias disse...

Este comentário cheira a "teaser". Em todo o caso brinco agora e sempre. Mas falarei a sério do tema que refere dentro de dias.dias.

Miguel Bento disse...

É verdade. Mas em contrapartida as grandes multinacionais e outros "antros do capitalismo" estão a receber ex-camaradas em catadupa. Veja-se o exemplo de Pina Moura, e estejamos atentos aos tempos que se seguem no que toca a Mário Lino.
O PS é apenas uma plataforma de lançamento, para uma espécie de "destino final" de algumas personagens ex-PCP.
Já quanto aos ex-supra sumo da revolução, como Barroso ou Pacheco Pereira , o processo é diferente. Aterraram no PSD e por ali ficam, na gloriosa tarefa de "educadores da classe média". Sim, porque agora os tempos são outros.
Temos ainda em Beja, JPV, o grande educador da classe operária até final dos anos oitenta, e agora, o grande educador da classe média ,que finalmente conseguiu um posto condizente (Beja Capital da burguesia ), com a sua suprema função na terra.

Anónimo disse...

"teaser"? Caro Santiago peço desculpa mas não sei o que quer dizer com isso, eu apenas estava a lamentar os desastres que têm acontecido ao nosso querido Partido,mas são apenas desastres, porque derrotas, isso nunca.

Santiago Macias disse...

"Teaser" é aquela palavra ou expressão que se usa em publicidade para espicaçar a curiosidade do público. Como, de resto, aquela do "nosso querido partido". Uma expressão engraçada, mas quase aposto que o seu partido não é o PCP. De qualquer maneira, nada melhor que o humor ou ironia.

Anónimo disse...

Caro Santiago a situação do "nosso querido partido" não tem nada de humoristica. Os comentários foram todos meus e era para ver até onde ia o seu humor e de que modo ia responder.

Anónimo disse...

O Sr. Miguel Bento é...
Metalurgico...Carpinteiro...Mecânico...Agricultor... ou será que se integra na segunda definição da palvra burguesia?

s. f.
1. Classe social dominante no regime capitalista, porque os seus membros possuem os meios de produção. (A noção opõe-se assim à de classe trabalhadora.)

2. Categoria social que compreende os que não exercem profissão manual e usufruem rendimentos ou vencimentos relativamente elevados.
(in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa - http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=burguesia)

Miguel Bento disse...

Caro anónimo(a)de 26 de Outubro:

Mantendo o registo de cientificidade, devo dizer-lhe que não tenho nenhuma dessas profissões operárias que aponta.
Sou Assistente Social , profissão que teve origem nas preocupações liberais do final do Séc.XIX, quando capitalistas e igreja perceberam que era necessário fazer frente ao avançar de correntes como o socialismo e o anarco-sindicalismo, criando uma prática profissional, de almofada, entre o operarido e o poder.
Sou ainda professor.
Tenho portanto duas profissões profundamente burguesas, para além de residir no "burgo" de Mértola, num bairro de aspirantes à classe média.
Tenho portanto que reconhecer que me encaixo nas duas definições que apresenta. Nem as profissões que exerço são de cariz manual, e julgo ter rendimentos superiores à media dos portugueses. (Não considerando,Fernando Vara, Fátima Felgueiras e outros ilustres da nossa praça.)
Quanto aos rendimentos e outros privilégios burgueses que tenho, considero os mesmos legitimos.
Não me diga meu caro anónimo , que acha que os comunistas têm que viver em barracas, andar de zundap e as suas mulheres têm que ter bigode?
Cumprimentos,
Miguel Bento

Anónimo disse...

Caro Miguel Bento:
Era o que faltava considerar que deveria viver numa barraca, seja simpatizante de que partido for.
Relativamente aos "corruptos" (uns com acusação formada outros em formação) não considero que tenham alguma coisa a ver com o que se estava a falar. Se era para de alguma forma contra-atacar, não surte efeito uma vez que tenho a mesma opinião que V. Exa.

O que considero é que quem tem uma posição social e económica como afirma (com o mérito que lhe é devido), venha dizer que:

"Temos ainda em Beja, JPV, o grande educador da classe operária até final dos anos oitenta, e agora, o grande educador da classe média ,que finalmente conseguiu um posto condizente (Beja Capital da burguesia ), com a sua suprema função na terra."

Só acho que não faz sentido.