sexta-feira, 13 de novembro de 2009

NATUREZA-MORTA

O pretexto foi uma colecção de peças de cerâmica recolhida há pouco mais de 30 anos nos terrenos do Convento de Santa Clara, em Moura. Foram salvas, in extremis, por João da Mouca, então responsável pela Biblioteca Municipal e a quem o Município ficou a dever a recolha de um significativo espólio arqueológico.
.
Anos mais tarde pude, em conjunto com Miguel Rego, estudar estes materiais, apresentados pela primeira vez num encontro de arqueologia, em Castro Verde, em 1988. Muitos mais anos se passaram até que publicássemos, em 2005, o livro Convento de Santa Clara (Moura) - um conjunto cerâmico do século XVII. O estudo está, ainda, incompleto. Pode ser que, antes da reforma, o Miguel e eu tenhamos tempos para mais uns acertos.
.

A pintura de Josefa de Óbidos (1630-1684) foi providencial para nos ajudar a enquadrar cronologicamente os materiais de Santa Clara. A peça mais parecida - é quase idêntica, aliás - com a do quadro tem o nº de inventário 691 CER. Reproduzo outra por ser mais legível graficamente.

Temos então um conjunto de peças - muitas delas são finíssimas e dir-se-ia pertencerem a um boudoir feminino -, que podemos datar do século XVII e que, com toda a probabilidade, foram produzidas em ateliers da zona de Lisboa ou do Alto Alentejo. É um tema em aberto e ao qual talvez volte, um destes dias.

1 comentário:

maria josé henrique disse...

Fico à espera da conclusão do estudo, mas, entretanto, podem oferecer o livro aqui à amiguinha, devidamente autografado pela dupla, é claro:))

Um abraço aos dois mertolenses que muita falta fazem por cá.

mjh