terça-feira, 3 de novembro de 2009

A POP ART E O CINEMA

O cinema São Jorge foi palco, há poucas semanas de uma importante iniciativa: o DOCLISBOA. Quando lá passei a entrada tinha um ambiente mais alternativo que outra coisa. O que não me parece nada mal, antes pelo contrário. Mas senti a falta, na fachada, dos grandes telões pintados que anunciavam os filmes em exibição.
.
Era um ofício que dava trabalho a várias oficinas em Lisboa e que parecerá tão remoto e estranho aos mais novos como um televisor a preto e branco. Vários artistas de renome, incluindo o pintor pop James Rosenquist, iniciaram a sua actividade colaborando na feitura destes anúncios. Diga-se de passagem que a pop art incorporou a publicidade e os objectos da sociedade de consumo no seu discurso. Com sucesso e eficácia. Como se pode constatar nas ampliações, deliberadamente exageradas, de pequenos pormenores.

Hey! Let's Go For a Ride. 1961
.
Cinema São Jorge (Lisboa)
.

Smoker number 1 (Mouth number 12). 1967
.
Em homenagem às grandes escalas, de que sempre gostei, aqui ficam dois quadros dos pintores norte-americanos James Rosenquist (n. 1933) e Tom Wesselmann (1931-2004). Paolo Veronese teria gostado de ver estas pinturas. E também, estou certo disso, das telas na fachada no São Jorge.

Sites sobre estes nomes da pop art:
http://www.jimrosenquist-artist.com/
http://www.tomwesselmannestate.org/

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Santiago

e para quando uma exposição de Pop Art em Moura ???

já começo a estar farto de quadros com o burro e a carroça, o pastor e as ovelhas, as ceifeiras em linha, ... ou a natureza morta com o tarro o cucharro e a perdiz ...

meta lá uma cunha, na programação da galeria de arte ...

tss tsss

Lixo Tóxico

Santiago Macias disse...

Uma exposição de "pop art" em Moura é coisa que não me parece nada fácil. Há, contudo, um Museu em Portugal que tem um assinalável lote de boas peças desse período. Refiro-me ao Museu Berardo.

Anónimo disse...

Num daqueles assomos de idiotice ocorreu-me que uma exposição de Pop Art em Moura pode ser inviável ...

peço-lhe então outra cunha:
sugira à CMMoura a criação de uma galeria virtual.
O visitante entra e põe-se-lhe um capacete de realidade virtual e assim já pode ver uma exposição que está em qualquer parte do mundo ou está carregada em catálogo nos sistema informático da galeria ...

caso a ideia lhe agrade, podemos discutir isto mais em pormenor ...

Lixo Tóxico

Santiago Macias disse...

1. A ideia agrada-me;
2. Podemos discutir a ideia em pormenor, mas é complicado tratar destas coisas anonimamente;
3. Já trabalhei num projecto desses (veja no site do DISCOVER ISLAMIC ART), mas sem capacete.
4. Não leve a sério, nem a brincar, tudo o que eu digo... Sou muito dado a judiarias...