quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

ARQUEOLOGIA COLONIAL

.
As autoridades alemãs recusaram devolver o antigo busto da rainha Nefertiti ao Egipto, alegando que é demasiado frágil para ser transportado. (no "Público" on-line de ontem).
.
Já vi desculpas mais consistentes... Somem-se a esta recusa as dos outros grandes museus do Ocidente em devolverem as peças aos seus países de origem. E muitas das colecções museológicas das antigas potências coloniais foram obtidas com base no mais puro saque. O drama é esse. Se as devoluções tiverem lugar os museus imperiais de França, da Alemanha ou do Reino Unido terão muitas salas esvaziadas. Alguém acha que isso acontecerá, de facto?

2 comentários:

Julia Macias-Valet disse...

No !

oasis dossonhos disse...

Lamentáveis, estas atitudes.
Os colonialismos mentais ainda estão robustos.Como os fascismos...
Esperam só que se fragilizem as forças, por isso as lutas nunca acabam: pela claridade, pela inteligência, pelo conhecimento, pela justiça, pela verdadeira liberdade, pela real democracia... Coisas boas, que quase não vemos - a não ser em pequenos, pujantes redutos, de que Moura será um brilhante exemplo, pelo que sei e leio - e nos deixam à mercê dos totalitarismos de uma Europa arrogante, vestida de lantejoulas, mas que só inspira vómito, por decisões como a da notícia.
Boas Festas.
Abraço
Luís