sábado, 26 de dezembro de 2009

BOW TIE

Está encerrada a saison. Uf! Sobrevivemos, mais ou menos incólumes, ao consumismo habitual da quadra. Uma velha amiga ofereceu-me um bonito laço vermelho, que se vai juntar à pequena colecção que tenho em casa e que uso com regularidade.
.
O parágrafo seguinte é destinado, quase em exclusivo, aos amigos do concelho de Moura: o hábito de usar laço, de preferência à gravata, tem raízes antigas. Há semanas, e durante trabalhos de arqueologia doméstica, fui desencantar a fotografia de baixo. Data de 1968 e foi feita no átrio da Escola Industrial, onde a minha mãe trabalhava. À esquerda (já então!) está o autor do blogue, de lacinho vermelho com bolinhas brancas. A jovem pouco atenta ao fotógrafo é a minha irmã Júlia.
.
Como costuma dizer a velha amiga que me ofereceu o laço: "podia dar-te para pior...".
.
Os bons endereços para comprar laços são americanos (hélas!, eles têm muita coisa boa naquela terra...). Este veio da R. Hanauer: www.bowties.com

12 comentários:

Curioso disse...

Caro Santiago, desejos de continuação de Boas Festas e um Bom Ano Novo de 2010, da minha parte!

Relativamente aos laços, deixe-me dizer umas coisitas: não gosto; prefiro a camisa do cartaz da CDU!

Bem, Santiago, o que espero é um bom trabalho para 2010, seja em Moura, Mértola ou Coimbra (mas, sobretudo, em Moura, claro). Esteja atento aos novos blogs da terra (Nós Por Moura), que são uma boa fonte de informação!

Santiago Macias disse...

Obrigado, amigo AMC!

Moura nunca se afastará dos meus horizontes. Sobretudo nos próximos quatro anos.

E 2010 será o ano da publicação de dois novos livros: um sobre Santo Aleixo, outro sobre as escavações do Castelo de Moura.

Tenho acompanhado os blogs locais. O que refere não me surpreende nem me impressiona. Nem na forma nem no conteúdo.

Abraço
SM

Anónimo disse...

Que sorte… ainda há pessoas que recebem prendas simbólicas e sentem-se realizadas! Eu gosto de prendas simbólicas, às vezes o simbolismo das ofertas é que não tem nada a ver comigo… Contactem-me para futuras quermesses. Há avozinhas que não se importariam de gastar a reforma nas rifas. Eu sei, eu sei… o consumismo não devia fazer parte mas é que já me vai faltando espaço nos armários das “relíquias”…

Sobre o laço, já nesta idade se notava que era peça que se tornaria insubstituível. Quanto aos outros gostarem ou não, é como os casamentos homossexuais, cada um consome aquilo que gosta…
Já agora, sempre imaginei a Júlia como a irmã mais velha. São estas ideias pré-concebidas que nos limitam os horizontes. Mais ou menos como não conseguir imaginar o Santiago ou o Alçada Baptista sem laço…

BB

Anónimo disse...

Caro Santiago sou uma seguidora assídua do seu blog.
Fiquei curiosa em saber onde foi tirada esta fotografia da sua família.
Penso que ela tem muito a ver com o seu percurso de vida.
Cumprimentos AP

Julia Macias-Valet disse...

E nao encontraste as tuas fotos estilo Austin Power ?

Cara BB, fiquei "disappointed" com o seu comentario. Vou diminuir o meu orçamento "Creme anti-rugas".

Santiago Macias disse...

Duas breves respostas a BB e AP.

Para a primeira:
Nunca liguei muito, e esta é a mais pura das verdades, ao valor das prendas mas sim ao seu simbolismo. Um pequeno pano pode significar muito mais que um perfume caríssimo. A mais extraordinária refeição da minha vida foi num sítio chamado Qalb Lozeh, no norte da Síria. Uma família de camponeses convidou-me para jantar com eles. Pão molhado em azeite. Preferiria mil vezes voltar a poder jantar com aquelas pessoas do que ir a qualquer restaurante com estrelas no Guia Michelin. Conheces-me o suficiente para saberes que falo verdade.
A Júlia é 13 meses e 20 dias mais nova. O João só nasceu em 1976.
O Baptista do laço é o Bastos, não o Alçada.

Para a segunda:
Digo no texto onde foi tirada: no átrio da antiga Escola Industrial, actual Escola Secundária de Moura.

Santiago Macias disse...

Quais fotos AUSTIN POWERS?
O meu arquivo tem um longo rol de desgraças - que um dia arruinarão a minha carreira política - mas essas não estou a ver quais são...

Julia Macias-Valet disse...

Pequena pista : casamento em Dezembro de 1968 no qual foram super originais e nao serviram jantar . As minhas desculpas aos outros leitores : This a private joke.

A palavra "Jabot" diz-te alguma coisa no teu precario vocabulario "fashion victim" ?

Santiago Macias disse...

Minha Nossa Senhora...
Prometo publicar essa célebre foto no dia em que o blogue chegar às 100.000 visitas. Será assim uma celebração um pouco diferente, ainda que para consumo local.

Julia Macias-Valet disse...

Don't forget... o prometido é devido !

Anónimo disse...

Eu também não ligo a prendas, ao valor das prendas e não me considero materialista.
Sei que alguns oferecem com sentido de obrigação, outros com boa-vontade e muitos fazendo malabirismos orçamentais dificeís...! A verdade é que por brincadeira costumo dizer que caso façam muita questão em oferecer, desde já avanço que adoro os pares de meias populares nesta quadra e que muitos parecem abominar. Pelo menos a essas, consigo dar-lhe alguma utilidade prática.
A questão é a seguinte: eu esforço-me por oferecer os presentes mais adequados a cada pessoa. É chato, leva tempo...mas fazo-o com gosto! Depois de repente, receber aquelas "prendas simbólicas" e pensar... Afinal há quantos anos esta pessoa não me conhece!? Não sei se me fiz entender...
Sei que sim, os verdadeiros presentes não têm preço. Mil vezes a humildade e a sinceridade das pessoas mais simples, num jantar de pão e azeite.
O que mais aprecio nesta quadra, sem descurar os amigos, é sentir-me uma felizarda por ter uma familia enorme e sempre presente.

Passando à questão da gafe imperdoável vou tentar 3 saídas airosas:
1 - A já batida frase "Era só para ver se estavas atento"...
2 - Talvez o Baptista Bastos não se importasse com o engano...
3 - "BB" ... Rendo-me e confesso: sou eu, o próprio Baptista Bastos! Não suporto a ideia que alguém me ande a plagiar com essa história dos laços.

(Pode ser que alguma das versões seja credível)

Para a Júlia: Provavelmente o problema não é do creme nem da minha falta de vista. É a primeira vez que vejo a sua imagem, não ao vivo e a cores, mas longínqua e a preto e branco.
Só conheço o João :)
Talvez a confusão seja do facto que referiu, ter o nome da sua mãe. Mas para me redimir e sem muito esforço, adianto que acho o nome "Júlia" muito bonito! Por favor, não descarregue no creme...

BB

Anónimo disse...

Concordo!
Podia dar-te pra pior sim sr.
como por exemplo começares a usar camisas "bué" de estranhas, coloridas e compradas nos chineses a 5 euros...ok, há mais baratas mas não têm "aquele toque"..
do mal o menos :) o laço sempre te dá um ar intelectual..e tal..

A
CI (não sei até quando)