domingo, 13 de dezembro de 2009

KORDA - I

Alberto Korda (1928-2001) tornou-se célebre pela fotografia de Che Guevara, uma imagem captada em 1960. A sua obra vai, contudo, muito além dessa fotografia, que se converteria num símbolo do século XX e que renderia bom dinheiro ao editor italiano Giangiacomo Feltrinelli.
.
No edifício da antiga cordoaria está patente até dia 31 de Janeiro a exposição Korda Conhecido Des Conhecido. O talento de Korda é bem visível nas reportagens e no trabalho de fotógrafo acompanhante de Fidel Castro. Foi uma actividade que se prolongou até 1968, quando teve lugar a ofensiva revolucionária, que implicou a nacionalização de todas as actividades em Cuba. O material dos Studios Korda foi confiscado, tendo desaparecido os seus arquivos (Korda fora fotógrafo de moda nos tempos de juventude), excepto as fotografias relacionadas com a actividade revolucionária.
.
Duas notas:
.
1) O messianismo e o dogmatismo levam a estas coisas (Che criticou mesmo Korda por usar muita película, o que implicava dispêndio de divisas)...
2) Korda deixou de fotografar Fidel por essa altura. Talvez tenha sido coincidência. Em todo o caso, Korda permaneceu fiel à Revolução até à morte.
.


Visita de Fidel Castro a Washington (1959)
.
A exposição merece uma visita atenta. Há muitas e belas imagens e um interessante documentário (com erros de tradução de bradar aos céus). Veja-se o site:
http://www.korda.com.pt/

1 comentário:

Anónimo disse...

Quando tiver mais tempo vou ver o site com atenção. Sem ter nada a ver com o tema, esta foto só me faz lembrar o final do filme "O Planeta dos Macacos".
Por esta data, o Abraham Lincoln ainda não tinha cara de chimpanzé.

BB