terça-feira, 22 de dezembro de 2009

SILVES - I

Começaram a circular nos últimos dias diversos textos sobre o risco (real) de encerramento do Museu da Cortiça, em Silves. O último que recebi, do Manuel Castelo Ramos, director do museu, deu-me a real e séria dimensão do problema.
.
Transcrevo um excerto:
.
"Como provavelmente já leram nos media ou já vos informaram, a Fábrica do Inglês em Silves, e "por arrasto" o seu museu da cortiça, em 2001 galardoado com o Prémio Luigi Micheletti para melhor museu industrial europeu, está em sérias dificuldades financeiras e em risco de cair na mão dos seus credores, seja por pedido de insolvência, seja por execução das hipotecas pendentes nos bancos. O edifício em causa, e o seu museu, património cultural local e nacional, não se compadecem porém com esta inédita quanto perigosa situação."
.
O que se vai passar a seguir é um "clássico" na vida das nossas cidades. A empresa está à beira da falência? O Ministério da Cultura é uma entidade decorativa? A Fundação Gulbenkian há muito deixou de investir nestes domínios? "De Mecenas tantos temos como de brancos tem a Etiópia"? Pois é. Sobra a Câmara Municipal de Silves, como sempre sobram (eu que o diga...), nestas ocasiões, as câmaras municipais. No mínimo, uma situação pouco confortável.Que o museu seja encerrado é coisa em que não acredito. Quanto ao resto, não me sinto habilitado a pronunciar. Sobretudo se se tiver em conta a complexidade do problema e se se pensar que as autarquias não estão minimamente vocacionadas para a gestão de espaços comerciais.
.
.
Devia poder, mas não pode, consultar-se a página http://www.fabrica-do-ingles.pt/ (o site está em manutenção)

1 comentário:

Unknown disse...

Fico com muita pena, é um museu bonito e com assunto que já tive o prazer de visitar. Não me cabe a mim julgar a envolvencia deste tipo de infraestroturas, nem a forma de promoção destes locais mas ao visitar este museu (entre outras "coisas" que já visitei) fica-me muitas vezes a sensação que mais cedo ou mais tarde os responsáveis vão ter dificuldade em manter de forma dinâmica.
Com este museu tive essa sensação, mas tenho muita pena que seja um museu como aquele a passar por isso, ao contrário de outras loucuras que não me deixam ou não vão deixar pena nenhuma. Bom Natal.