domingo, 21 de fevereiro de 2010

NEWSPEAK

Regressemos a Orwell. Regressemos a 1984. Por causa da newspeak ou novilíngua. Da qual Luís Figo parece ser adepto. Ontem manifestou o seu desagrado por se ver envolucrado na trapalhada do processo da PT. O verbo envolucrar existe, mas não com o sentido que Figo lhe quis dar.
.
Envolucrado, na interpretação que o ex-futebolista lhe quis dar, parece mais a junção de envolvido com encalacrado. Deve ser isso.
.

9 comentários:

Curioso disse...

Mestre Santiago, realmente "envolucrado" não faz parte da lingua portuguesa.

Mas se estudarmos um pouco a vida do nosso Luís Figo, depressa percebemos que o homem viveu um bom par de anos em Espanha, onde existe a palavra/verbo "Involucrar", que, penso eu, tem o significado que o Luis Figo lhe queria dar (comprometer alguém num assunto).

Tenho uma tia que emigrou para França há uns 40 anos. Ela mistura um pouco do português com o francês. Conclusão: a minha tia é tal e qual o Luis Figo!!!

Com os melhores cumprimentos,

Anónimo disse...

Será que quer dizer "Pezeteiro"

Dulcineia disse...

Pois é o Figo tem mais arte para a bola do que para a lingua portuguesa.
Aqui vos deixo uma pequena historia :
Ha uns anos atras o Figo recebeu numa soirée organizada pela revista "Caras" o prémio do melhor desportista portugês do ano.
Foi chamado ao palco para receber o prémio. Ia todo janota vestido por Armani. Apos os aplausos pegou no microfone para agradecer, como uma verdadeira estrela de Hollywood. Mais foi ai que estragou tudo porque a dada altura e referindo-se à esposa disse : "Quero também agradecer à minha patroa" BOING !!!! E como me diria a minha amiga Estela : "Pronto, estalou-lhe o verniz todo !"

Anónimo disse...

FIGO O PESETERO

- Em 1989, estava no Sporting, era presidente Sousa Cintra, e assinou ao mesmo tempo pelo Benfica. Voltou atrás quando o Sporting dobrou a proposta do Benfica.
- Em 1995, estava ainda no Sporting quando assinou por dois clubes italianos ao mesmo tempo, Parma e JUventus. Ficou impedido pela Federação Italiana de Futebol de se inscrever em qualquer clube italiano durante dois anos.
- Ainda nesse ano, recusou a renovação pelo Sporting, razão pela qual, em fim de contrato, acabou por sair para o Barcelona por um valor irrisório.
- Em 2000, idolatrado e reverenciado pelos adeptos do Barcelona e por toda uma região, a da Catalunha, assinou contrato com o Real de Madrid sem qualquer explicação, dando origem ao epíteto pelo qual é mais conhecido, o de «pesetero».
- Em 2001, quando foi eleito o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA, fez o discurso da vitória em espanhol.
- Em 2006, já no Inter de Milão, festejou de forma efusiva e despropositada, no banco de suplentes, o golo do Inter de Milão contra o Sporting.
- Em 2007, anunciou que iria jogar na Arábia Saudita e chegou a ser apresentado em conferência de imprensa pelo clube saudita.
- Em 2008, disse que gostava de ter voltado ao Sporting, mas que nunca fora convidado.
- Em 2009, terminou a carreira colocando uma cabeleira de palhaço na cabeça.


Extraído de:
www.aventar.eu/2009/06/03/breve-biografia-de-luis-figo-o-%C2%ABpesetero%C2%BB/

Anónimo disse...

UMA COISA É CERTA FALANDO MAL O PORTUGUÊS OU NÃO... O QUE É CERTO É QUE O HOMEM ESTÁ CHEIO DE PAPEL.. E O RESTO É CONVERSA. COMO JOGADOR FOI SEM DÚVIDAS ...UM DOS MELHORES QUE O PAÍS E MUNDO TEVE.FORÇA LUÍS....

Rui P. Bebiano disse...

envolucrar = envolvido + lucrar
fácil!

Curioso disse...

E a Patroa? Ah, a Patroa! Que rica Patroa!

Anónimo disse...

AMC,
estou lixada consigo. Então tem uma tia em França que é tal e qual o Luís Figo e nunca me apresentou a dita...!? Xiiiiiii...
Não sei porquê mas as primeiras declarações do Figo, na TV, sobre este caso...trouxe-me à memória os primeiros desmentidos dos arguidos no Processo Casa Pia e a sensação com quem fiquei nessa altura.
Mas pode ser só a minha parte de Nostradamus a querer dizer qualquer coisa, e este também se enganou algumas vezes ou, provavelmente, acabou por ser mal interpretado.

BB

Curioso disse...

Ah, pois tenho, BB. Mas não tem tanto graveto como o Luís!