sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O MAUSOLÉU DE HALICARNASSO

Não é que falar de ensino superior me tenha suscitado pensamentos "fúnebres", mas uma revisão do kitsch na arquitectura e no património levou-me, em linha recta, ao Mausoléu de Halicarnasso. Depois de já aqui ter apresentado uma reconstituição, ao vivo, do Partenon, nada melhor que mostrar um monumento que já não existe...
.
Trocando por miúdos: das chamadas Sete Maravilhas do Mundo Antigo (uma criação do século II a.C.) só chegaram até nós as Pirâmides de Gizé. As outras foram destruídas e refeitas a partir de várias descrições, mais ou menos precisas (v. imagem de cima). Não sabia da existência de uma versão deste túmulo do século IV a.C., destinado a ser a morada eterna do rei Mausolo e de Artemísia, sua irmã e esposa (ena!). Deparei com o edifício da imagem de baixo, para meu espanto e gáudio, em Pittsburgh, em Abril de 2004. É um memorial dedicado à Guerra Civil e com uma exposição tão pirosa quanto a ideia de reproduzir um monumento da Antiguidade.
.
La cerise sur le gâteau: no dia em que lá fui decorriam as primárias do Partido Democrata. O ambiente é muito diferente do das nossas mesas de voto; quem se ocupava de tudo eram umas velhinhas amabilíssimas, com um ar pouco profissional e um inequívoco estilo de chá e bolachas. Os votos eram metidos numas máquinas gigantescas que faziam um estrondo que ecoava pelos corredores. Passeei por ali sem que ninguém, votantes ou delegados, se mostrasse incomodado com a bisbilhotice. Ganhou John Kerry.
.

Sem comentários: