domingo, 28 de fevereiro de 2010

OUTROS PORTUGUESES

Teve ontem lugar, no Espaço Celeiros, em Évora, o encontro “Novas Culturas, Novos Futuros”, uma iniciativa promovida pela MultiCulti - Culturas do Mediterrâneo, pelo Campo Arqueológico de Mértola e pela Pédexumbo, parceiros da Rede Portuguesa da Fundação Euro-Mediterrânica Anna Lindh.
.
O momento alto do encontro coube ao documentário Retratos: Portugal e os Portugueses Vistos pelos Imigrantes, da autoria de Luísa Homem. Um filme sensível e contado na perspectiva dos outros. Um filme que é, também, um documento político, a ser visto agora e dentro de uns anos, quando formos confrontados com novas realidades sociais e com tensões, agora mal perceptíveis, dentro da sociedade portuguesa.
.
Pude constatar sem surpresa e ainda que com um pouco de amargura, enquanto moderador do debate, cinco coisas básicas:
.
1. Continuamos cheios de boas palavras e de boas e inócuas intenções;
2. O fosso entre as elites bem pensantes e com um discurso muito à esquerda e muito flower-power, mas à margem da realidade, e as pessoas que sentem a rudeza de viver num país e numa cultura diferentes, são mais que visíveis;
3. Os entrevistados no filme têm uma visão acutilante, rigorosa e politicamente definida sobre nós, os outros portugueses;
4. Os entrevistados no filme, e a forma como nós não os conhecemos, são o espelho da nossa má consciência e da nossa incapacidade política;
5. Por mais que jovens supostamente radicais venham dizer horríveis e petulantes banalidades sobre a não validade de conceitos como "país", "origem", "europeu" etc., et pluribus unum é, só, o lema do Benfica.
.
Fotograma do filme de Luísa Homem
.
Próximas iniciativas deste interessantíssimo projecto:
.
19 de Março - Centro Nacional de Cultura (Lisboa)
16 de Abril - Escola Básica 2,3 Miguel Torga (Amadora)
.
Ver:
http://falredeportuguesa.blogspot.com/

1 comentário:

Anónimo disse...

Acaba por não ser uma contradição tendo em conta as declarações do Ministro dos Negócios Estrangeiros, hoje, no Sol:

"O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, confessou que só ouve dizer mal de Portugal em Portugal, em contraste com elogios ao país que ouve constantemente de dirigentes dos países que visita no mundo..."

Que dirigentes andaria ele a visitar?
Que imigrantes, em Portugal, fazemos questão em não ouvir? Há alguma possibilidade desse documentário ser visto num auditório perto de nós?


BB