sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

SOL

Acabo de comprar o jornal SOL. É coisa que faço raramente. Nunca gostei muito da forma nem de muitos dos conteúdos. A banalidade de espreitar pelo buraco da fechadura, como diz o outro, não me motiva por aí além. Achei, contudo, que comprar o jornal era o mínimo a fazer. Por causa de uma coisa chamada liberdade.
.

6 comentários:

Anónimo disse...

Tentei comprar o jornal também, mas encontra-se esgotado. Quis comprar igualmemte pela liberdade de expressão, mas também porque é a únioca forma de saber o que realmente se passa (extraindo apenas aquilo que parece ser credível, obviamente), já que pela via judicial fica tudo em águas de bacalhau ou os casos são arqivados, sem nunca chegarmos a saber a verdade toda.


Há no entanto algo que me preocupa: que não haja um verdadeiro aprofundamento da verdade e, em vez disso, se discutam, de novo, questões colaterais como a legitimidade do segredo de justiça e as manobras legais que levam ao arrastar dos processos e, a maioria das vezes, ao seu arquivamento.

Temos o direito de saber, e depressa, quem fez porcaria e exigir que essas pessoas paguem pelos crimes cometidos, sejam quem forem.

Ingenuidade? Não. Esperança de que este país ainda tenha solução.

Rita Custódio disse...

Acabei de fazer exactamente o mesmo...

Amarelejando disse...

Aqui na "Terra do Sol" nem sombras, só se for a edição extra.

anamarafada disse...

"O sol brilhará para todos nós"!

Para quando?
A questão que me coloco é a seguinte: Que mais é preciso acontecer para este homem cair? Pode não ser arguido, nunca vir a ser judicialmente acusado seja do que for. Mas politicamente tem de haver consequências. E essas têm de ser exigidas E JÁ pelos portugueses.
Não há alternativa política? E a continuação de Sócrates? É alternativa?
Berlusconis? NÃO, OBRIGADA!

Anónimo disse...

Sou o anónimo das 11:48

Quando escrevi "legitimidade do segredo de justiça", queria dizer violação do segredo de justiça.

O Sol violou a providência cautelar, avançou com mais informação mas, infelizmente, parece-me que não vai sair nada daqui. Eles têm a faca e o queijo na mão.

Agora é o DN que vem dizer que desconhece quaisquer pressões. A seguir vêm o JN e a TSF dizer o mesmo, o maralhal da PT a seguir se calhar apresenta uma explicação rocambolesca, a cheirar a mentira que tresanda, e teremos que engolir.

Logo a seguir vem a Ongoing (que la tem agora o José Eduardo Moniz sabe-se lá porquê e para quê), e não tarda mesmo nada o Sol é multado em 50 mil euros (a lei assim o determina em casos de desobediência), a foi mais um caso que quase chegou a se-lo.

E não tarda mesmo nada vão todos pedir indemnizações por terem sido envolvidos no caso, ainda em cima.

Vou emigrar, também não tarda nada. Estou farto da gente da minha "terra".

Virgílio disse...

Para além da história em torno do "Sol", acho engraçado que seja a Manuela Moura Guedes mais o Moniz, o Mário Crespo e toda aquela facharia neo-liberal a vir para a rua berrar "liberdade de expressão".
Essa gente que diz meias verdades e desconstrói o pensamento das pessoas que pouco sabem e menos querem saber.
Em Itália e com a Mediaset resultou muito bem a "liberdade de expressão".