terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

TODO O OURO DE BIZÂNCIO

Todo o ouro e todo o azul. Foi por causa da exposição De Byzance à Isntabul, que esteve patente no Grand Palais, em Paris, que me lembrei de um pequeno e utilíssimo livro intitulado Tout l'or de Byzance. O seu autor, Michel Kaplan, conduz-nos pelo passado da cidade, traduz fontes escritas e dá-nos as primeiras pistas sobre uma das cidades mais importantes da nossa civilização. Não foi por acaso que Peter Brown afirmou em tempos que "devemos mais a Justiniano que a Roma."
.
A releitura de excertos do livro leva-me a reproduzir imagens de dois sítios diferentes e, afinal, tão próximos. Em cima temos a Collegiata de San Gimignano, em Itália, onde encontramos o cromatismo alternado dos arcos formeiros, tão cara aos ambientes do Oriente, que encontramos na arqueitectura transalpina, e que os otomanos se encarregaram de difundir pela bacia do Mediterrâneo. Na imagem de baixo reproduz-se a cúpula de uma mesquita de Istanbul, a Yildiz Hamidiye, de finais do século XIX.
.
O que as une? O ouro das estrelas sobre a abóbada celeste. A ideia do infinito sobre nós. E, sim, é verdade que nas mesquitas, mesmo nas mais recentes - e antes da histeria contemporânea - encontramos estes pontos de contacto com as igrejas. São maneiras de representar o mundo que remontam a muitos séculos antes de Cristo e que perduraram até nós.
.

.
O livro de Michel Kaplan continua à venda e custa a insignificância de 14 euros. Ver: www.gallimard.fr

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Santiago, aqui fica um complemento ao seu post, tipo fait-divers.

Bizâncio deve ter tido os seus encantos e mistérios. Até mesmo a indústria da moda lhe fez a sua homenagem: serviu de inspiração à casa Rochas para criar a fragrância "Byzance". As côres são exactamente o ouro e o azul celeste.

Se o aroma lhe faz justiça ou não, só quem o conhece, assim como a história de Bizâncio, o poderá dizer.

Luís Amor

Dulcineia disse...

Tem piada como as coisas nos marcam de forma diferente...de San Gimignano recordo-me das torres e da Piazza de la Cisterna. Mas agora que me recordas, também visitei a Collegiata.

Em francês existe a expressao "C'est Bizance !" e é utilizada como sinonimo de "c'est superbe"e/ou "c'est le grand luxe". Razoes havera...