sábado, 13 de março de 2010

FORMULA ONE

Está prestes a começar o campeonato de fórmula um em automobilismo. Há, todos os anos, um facto que me intriga: onde estão os italianos? Desde Alberto Ascari (1918-1955) ter ganho o campeonato em 1953 nunca mais fizeram nada que se visse. Michele Alberto e Riccardo Patrese ficaram em segundo lugar, em 1985 e 1992, mas a grande distância dos vencedores desses anos.
.
Terá razão um veterano piloto que afirmou "os italianos são bons a fazer piões no adro das igrejas, depois das missas de domingo, para impressionar as garotas; nada mais". Será mesmo isso?
.

4 comentários:

José Francisco disse...

É verdade os italianos nunca conseguiram resultados de relevo na F1.Ricardo Patrese foi 2º em 1993, 3º em 1989 e 1991 sempre ao volante de um Williams Renault, até ao ano de 2008 deteve o record de maior numero de GPs disputados (256)que está agora nas mãos de Rubens Barrichello.
Michele Alboreto foi 2º em 1985 ao volante de um Ferrari 156/85 V6 Turbo, nesse ano obteve 2 vitórias , 1 pole e 2 voltas rapidas. Faleceu em 2001 ao volante de um Audi R8 nos testes de preparação para as 24 horas de le Mans na pista de Lausitzring.
Nos últimos anos nenhum piloto italiano alcançou resultados de relevo, Jarno Trulli que ainda está no activo, depois de ter passado por equipas de topo como Renault e Toyota está este ano na regressada Lotus que perde na qualificação 8 segundos para a pole, o que não prevê uma temporada animadora. Vitantonio Liuzzi outro italiano, encontra-se numa equipa capaz de mostrar alguns resultados interessantes, a Force India-Mercedes, mas tem como companheiro de equipa um talento alemão de seu nome Adrian Sutil que se encontra uns furos acima, batendo-o em qualificação por cerca de 2 segundos. A force india já tinha mostrado o ano passado resultados de relevo com outro italiano, Giancarlo Fisichella que este ano é piloto reserva da Ferrari.

Harley disse...

Nacionalidades á parte, não é bonito ocupar 29 linhas num texto onde se fala em Formula 1 sem dizer pelo menos uma vez o nome dos melhores de sempre, Michael Schumacher e Ayrton Senna. Também gostava do Nelson Picket, mas esse era maluco...

Santiago Macias disse...

Vocês entendam-se...

José Francisco disse...

Concordo contigo mas aqui só estavamos a falar de pilotos italianos, esses são de outra galaxia principalmente o SENNA. Gostavas do Nelson Piquet mas enganaste-te no nome, é que picket como tu escreveste significa "Estaca".