quinta-feira, 11 de março de 2010

HAVE GONE TO PATAGONIA

Foi com esta frase curta, "fui para a Patagónia" que Bruce Chatwin se despediu. Foi mesmo e escreveu um livro sobre os confins do Sul. O desprendimento de Chatwin foi-me evocado no outro dia quando recebi um sms pouco claro. Dizia: "Hoje fiz a ligação Ain Sefra-Bechar-Taghit (...) Estou no hotel Taghit, o único do oásis". Ninguém tinha ficado de me contactar a partir dessas paragens. Fui lendo até chegar à assinatura: Rui T. Confirmei depois que era o Rui Tremoceiro. Anda pelo interior da Argélia, sozinho e numa motorizada, a fotografar. São coisas típicas do Rui, pensei. Aparece e desaparece. Encontrei-o nos mais variados sítios, sempre à procura de qualquer coisa. Uma vez, sem mais nem menos, numa exposição de Larry Towell, em Paris. Sentou-me numa cadeira, no meio da exposição e fotografou-me. E a seguir foi-se embora.
.
Tenho uma enorme curiosidade em ver o que anda a fazer pelo meio do deserto. Curiosidade e inveja, acrescente-se.
.
.
Fotografia de Raymond Depardon, algures no interior de África

Sem comentários: