domingo, 11 de abril de 2010

BISSAU IX - UMA IDA AO CEMITÉRIO

PROFUNDAMENTE
.
Quando ontem adormeci
Na noite de São João
Havia alegria e rumor
Estrondos de bombas luzes de Bengala
Vozes, cantigas e risos
Ao pé das fogueiras acesas.
.
No meio da noite despertei
Não ouvi mais vozes nem risos
Apenas balões
Passavam, errantes
.
Silenciosamente
Apenas de vez em quando
O ruído de um bonde
Cortava o silêncio
Como um túnel.
Onde estavam os que há pouco
Dançavam
Cantavam
E riam
Ao pé das fogueiras acesas?
.
— Estavam todos dormindo
Estavam todos deitados
Dormindo
Profundamente.
.
*
.

Quando eu tinha seis anos
Não pude ver o fim da festa de São João
Porque adormeci
.
Hoje não ouço mais as vozes daquele tempo
Minha avó
Meu avô
Totônio Rodrigues
Tomásia
Rosa
Onde estão todos eles?
.
— Estão todos dormindo
Estão todos deitados
Dormindo
Profundamente.
.
Bissau, 2010 - túmulo de Honório Pereira Barreto (1813-1859)
.
Manuel Bandeira é um dos meus poetas. É um poeta sentimental, que evoca constantemente a infância e o tempo esquecido da infância. Alguns dos seus textos têm por aqui passado. Profundamente é uma evocação muito particular. De tempos, de lugares, de momentos, de pessoas.
.
Lembrei-me deste poema, que Paulo Autran (1922-2007) dizia de forma emocionada, ao visitar há meses o cemitério de Bissau. Porque Profundamente nos remete para o que já não volta, ou para os que não voltaremos a ver. Depois, porque me senti envergonhado perante o ar pouco cuidado das sepulturas dos militares portugueses. Aqueles moços mereciam mais respeito da nossa parte.

6 comentários:

Dulcineia disse...

Agora estou com muito sono...mas amanha comento !

Dulcineia disse...

O poema é lindamente melancolico.
Freud chamava à melancolia : " A ausência que doi", para Aristoteles era " O mal dos homens de génio".

Seja o que for, o poema é genial.
E agora so tenho pena que ja nao seja um segredo so meu : (

Dulcineia disse...

O ultimo fim de semana de Pascoa passei-o em Omaha Beach na Normandia. A praia onde em 6 de Junho de 1944 as Forças Aliadas desembarcaram para libertar a França e o Mundo. Na aurora desse dia começou o fim da II Guerra Mundial.
Nessa mesmo local a França ofereceu aos Estados Unidos um imenso terreno à beira de uma falésia, onde esta edificado um Memorial e um Cemitério. Os milhares de americanos que morreram nessa batalha encontram-se ai enterrados. Um sitio lindo (se é que podemos adjectivar desta forma um cemitério) que vos deixo descobrir aqui :

http://addiction4mac.com/wp-content/uploads/2010/02/331.jpeg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e6/Omaha-beach-cemetery.jpg


A Embaixada de Portugal em Bissau nao tera o dever de zelar o local onde dormem profundamente alguns dos seus guerreiros ?

Santiago Macias disse...

1. Não era um segredo só teu. Há mais mulheres na minha vida.
2. A Embaixada, o Governo, os antigos combatentes, todos nós, porque somos todos responsáveis.

Dulcineia disse...

Sniff :'( ...Sniff :'( ...

TRAIDOR !

Julia Macias-Valet disse...

No Le Figaro de hoje :

http://recherche.lefigaro.fr/recherche/recherche.php?ecrivez=cimeti%E8res+en+alg%E9rie&go=RECHERCHER&charset=iso

Como poderas constatar o problema nao é so na Guiné...