sábado, 10 de abril de 2010

PORTO III - FACULDADE DE LETRAS

Não há bela sem senão. E o senão é esta coisa, também conhecida como Faculdade de Letras do Porto. O problema não está na instituição, mas sim no projecto de "arquitectura". Evocação das fábricas do século XIX? Mostruário de azulejos? Isso é o menos. O pior é pensar que numa cidade tão bonita e onde há tão boa arquitectura se fez este edifício. A organização dos espaços desafia toda e qualquer lógica, não há entradas facilmente reconhecíveis e os percursos acabam em becos sem saída. Uma desgraça de projecto.
.
Não vale a pena escrever o nome do autor.
.

6 comentários:

Curioso disse...

Pois, pois, caro Santiago, o mesmo se passa na nosso própria cidade e com o mamarracho que puseram na esquina da Praça com a Rua Miguel Bombarda. Há quem fale muito bem desse "edificio" e diga que foi a dupla de arquitectos Aires Mateus, altamente prestigiados, a elaborar o projecto!

Pois, mas há quem não goste tanto dele (eu não gosto)... Mas será que eu teria razão ou poderia dizer que é um "merda de projecto"?

Ou será que eu poderia escrever de uma forma depreciativa "nem vale a pena escrever o nome do autor"?

Bem, caro Santiago, acho que desta vez não tem razão. Poderá dar a sua opinião (que por acaso vai de encontro à minha) e bendita democracia em que vivemos que nos permite isso, mas não escrevê-las como se fosse a única verdade! E, muito menos, afirmar que é uma "merda de projecto", pelo menos publicamente.

E, já agora, quero dar aqui públicamente, com um dia de atraso, os parabéns ao Nigeriano!

Cpts, amigo Santiago,

Santiago Macias disse...

Amigo AMC

Pois, nem sempre se pode estar de acordo.

Já por diversas vezes falei no projecto da Praça. As razões que me levam a sustentar que se trata de uma intervenção de grande qualidade formal também já as expressei. Podemos concordar, ou não, com o desenho do edifício mas, em caso algum compará-lo com o inenarrável polo universitário onde passei a sexta-feira.

Houve exagero de linguagem? Admito que sim. Alguma truculência? Também. Mas, como inúmeras vezes também tenho dito, um blogue é um espaço de expressão pessoal. E este até é assinado.

Já agora, o motivo do meu "desespero" prende-se com uma razão concreta. O edifício da FLUP é um labirinto absurdo e sem lógica interna. Os corredores perdem-se em sucessivos emaranhados e há escadas que não vão até ao piso térreo. Quem não gostar de elevadores sai num piso e depois tem de andar à procura da saída. Toda uma aventura...

E há dois detalhes geniais: 1) as portas das salas de aula são envidraçadas. Ou seja, o convite à desconcentração é permanente. 2) Os passadiços metálicos estão lançados sobre pontos de passagem. Ou seja, o convite à "camachice" é permanente.

Abraço
SM

Dulcineia disse...

Carissimo Santiago,
Tens mesmo a certeza que aquilo sao edificios (feitos de "pedra e cal") ?

Nao serao antes WAFFLES gigantes ? ; )

Santiago Macias disse...

As fachadas estão cobertas com placas cerâmicas, assim tipo-asuleijo. É lindo.

francisco perfeito caetano disse...

então o meu amigo santiago macias veio até "à minha faculdade" e não me disse nada. bem que podíamos "curtir" um pouco a movida do porto que é boa e se recomenda.quanto ao tasso arquitecto daquela monstruosidade arquitectónica já aqui se disse muito e nada de bom.é muito mau o edifício mas a faculdade com os seus alunos professores e investigadores tem um prestígio internacional de assinalar. um pouco como a arquitectura e as belas artes lisboa está uns furos abaixo o que não desmerece ninguém. quando voltar envia um mail.

p.s. dia 8 de abril fui a safara visitar os meus mortos e tb os vivos pois então. esteticamente falando gostei do monumento junto ao cemitério, continuo a achar um mamarracho porque desnecesária naquele local á casa mortuária.safara continua linda mas já andam a protestar quanto aos bancos da praça, eu bem fiz referência à sua duvidosa ergonomia. o largo das ameias está lindo. quanto a moura depois de me embrenhar na vila,gosto mais de lhe chamar vila,para me dirigir à rua santana e costa foi-me indicado por um gnr que tinha que contornar as muralhas...bem, para ir para a praça tive que sair de moura "apanhar" a estrada da amareleja e depois entrar em moura...uf!se isto é simplex aplicado ao trãnsito vou ali e já venho!quanto ao resto moura continua linda. para quando a escultura em homenagem a corino de andrade? ficará nos "quartéis"?o chafariz vencerá? o escultor de moura sempre colocará a escultura?já agora aproveitem par ,mesmo não se gostando, colocarem a "garrafa" sempre é uma obra de arte bem diferente da parvoíce de beja com o salazar.reitero. quando visitar a "praça de touros" do tasso aqui no porto mande-me um e-mail.gostaria imenso de trocarmos umas palavras sobre o assunto.

com estima e consideração

caetano

Santiago Macias disse...

Há aqui matéria para várias conversas. Se há. Se não for por mail, há-de ser ao vivo, em Safara ou no Porto.

Abraço
SM