sexta-feira, 21 de maio de 2010

ALVÍSSARAS

São estes os cinco quadros roubados do Museu de Arte Moderna de Paris. De cima para baixo:
.
La femme à l'éventail - Amedeo Modigliani (1919)
L'olivier près de l'Estaque - Georges Braque (1906)
La pastorale - Henri Matisse (1905)
Nature morte au chandelier - Fernand Léger (1922)
Le pigeon aux petits pois - Pablo Picasso (1911-1912)
.
O valor global das obras atinge os 100 milhões de euros. Olhando, em especial, as obras de Braque, Picasso e Matisse podemos dizer que os rapazes não têm mau gosto... Mas os danos são irreparáveis.
.
Sobre o museu veja-se:
http://www.paris.fr/portail/Culture/Portal.lut?page_id=6450&document_type_id=5&document_id=15956&portlet_id=14555
.

4 comentários:

Anónimo disse...

"Olhando, em especial, as obras de Braque, Picasso e Matisse podemos dizer que os rapazes não têm mau gosto" Não és apreciador da obra de Modigliani? O Público puxou-o para a primeira página e para mim é também um pintor interessantíssimo.


JP

Santiago Macias disse...

Sou apreciador de Modigliani, mas não tanto como dos outros trabalhos citados. O Público puxou-o para a primeira página por razões editoriais, e ainda que o quadro seja belíssimo: uma figura humana tem mais "leitura" que qualquer dos outros temas.

Julia Macias-Valet disse...

Tive o prazer de os contemplar ha dois ou três meses atras (com a Clara) ao vivo, mas acho que voltar a por-lhe os olhos em cima : C'est mort !

francisco perfeito caetano disse...

os danos não são irreparáveis simplesmente mudaram de local de um museu público para um ou vários amantes das artes.a obra é que é importante não são os museus.irreparável seria a destruição da obra de arte.quantas peça" roubadas" tem o museu de berlim.a nefertiti é bela quer esteja onde esteja.deveria estar no cairo.os baixos relevos gregos estão em londres.eles são belos por eles próprios independentemente de onde estejam. não é irreparável o roubo (sem estar a defendê-lo).nós é pela obra é que vamos.esta frase foi"gamada" a um poeta sebastião.cumprimentos