quarta-feira, 2 de junho de 2010

ROSA COUTINHO (1926-2010)

Almirante, membro da Junta de Salvação Nacional e uma das figuras progressistas das forças armadas portuguesas, Rosa Coutinho tinha um estilo e um discurso que provocavam urros de fúria à direita mais reaccionária. O que só me fazia simpatizar com ele.
.
A sua passagem por Angola, após o 25 de Abril, gerou uma onda de contestação junto dos colonos. Muitos deles não se aperceberam que a revolução dos cravos representava o fim, sem retorno, de um modelo de sociedade condenado à extinção. Com o almirante vermelho ou sem ele, a realidade política africana estava destinada a uma radical mudança. Coisa que muito boa gente ainda hoje não entende, nem aceita.
.
Rosa Coutinho nunca perdeu a calma nem o ar sardónico que o caracterizava. E manteve-se fiel aos seus princípios políticos até ao fim. Morreu hoje, aos 84 anos.
.

9 comentários:

Anónimo disse...

O fim de um homem execrável, felizmente menos um traidor a Portugal entre nós.

Curioso disse...

Mas o homem foi reformado aos 49 anos??

E passou de Capitão-de-Fragata para Vice-Almirante em 1974 e depois paasou para Almirante em 1975?

Coloco estas questões sem põr em causa o que fez ou deixou de fazer ao povo português e angolano!

oasis dossonhos disse...

Subscrevo todas estas palavras eloquentes, límpidas e justas, que são a bela celebração da vida de um ícone de Abril.
Abraço
LFM

Santiago Macias disse...

O Luís Filipe refere-se às palavras do "post". Para que conste.

francisco perfeito caetano disse...

O ódio vomitado contra Rosa Coutinho, vindo de quem vem, soa a elogio fúnebre. São os fósseis do colonialismo, do racismo e do esclavagismo, nostálgicos dos bons velhos tempos... Tinham escravos africanos para trabalhar e escravos metropolitanos para os proteger, não lhes faltava nada... São compreensíveis as saudades... Mas, Rosa Coutinho, esse, ficará para sempre vivo na memória dos combatentes da Liberdade e dos Direitos Humanos...RIP.

Curioso disse...

Caro SM, não coloco nem colocarei em causa o patriotismo do Rosa Coutinho. Questiono-me as razões de pessoas com menos de cinquenta anos serem reformadas (passar à reserva é isso mesmo)...

E, claro, não é caso único. Temos exemplos mais "caricatos" (um dos mais mediatico será o Exmo. Major Valentim Loureiro, embora hesite em colocar o nome deste ao lado do Rosa Coutinho, já que este tem um historial de... bem, mais duvidoso).

Deverá haver igualdade para todos: 65 anos será a idade correcta? Se é para uns deverá ser para todos. Não percebo porque os pilotos se reformam aos 60 e um operário de uma fábrica qualquer ou um agricultor tenham que aguardar até aos 65 anos. Para mim é mais desgastante trabalhar de sol a sol (e debaixo dele), à chuva, ao frio, ao calor, do que andar meia dúzia de horas por dia, ou por semana, num avião a carregar botões...

Bem, mas isso serei eu a desabafar. Quando chegar a minha vez, se eu puder escolher, também quero reformar-me aos 49 anos... ou antes, se isso for possível!

Abraços,

Anónimo disse...

O 25 de Abril, é uma das maiores farsas que aconteceu em Portugal.
Possivelmente as terras retiradas aos colonos, terão-lhe sido entregues de forma abusiva pelo governo português. Mas, e as terras saqueadas pelos comunistas, com a ajuda do exercito aos seus legitimos proprietários, para construção da reforma agrária?
O 25 de Abril, infelizmente foi o passaporte para a roubalheira.

Português sem passaporte

Santiago Macias disse...

Por muito que lhe custe: o relógio da História não pára.

Curioso disse...

Mas quem são os legitimos proprietários das terras? Aqueles que enriqueceram com a exploração de quem trabalhava a terra? Os legitimos proprietários são os tais que viviam em Lisboa, Cascais, Sintra e tinham uma herdade no Alentejo onde um povo faminto e desgraçado trabalhava as terras para enriquecer ainda mais esses grifos?

A Reforma Agrária foi justa? Também não acho que tenha havido total justiça na distribuição de terras e a forma como foi feita, mas daí até responsabilizar a Reforma Agrária ou os comunistas pelo que foi feito e pela crise em que vivemos...

Roubalheira? Roubalheira é o que actualmente se faz na politica, na justiça, nos meios financeiros! E, curiosamente, continua a ser a mesma classe que reinava no pré-25 de Abril.