sábado, 17 de julho de 2010

NÃO LEITORES

Uma veterana professora contou-me, há dias, o que é o trabalho com as turmas de não-leitores. Ou seja, o que é acompanhar a "evolução" de alunos do ensino básico que progridem até ao 5º ou ao 6º ano sem saberem ler. Os educocratas continuam uma lógica de eficaz masturbação mental: há menos insucesso, há mais progressão e as crianças, mesmo não sabendo ler, têm outras competências.
.
Quais?, perguntei à veterana professora.
.
Sabem atar os cordões dos sapatos, foi a amarga resposta.
.
Fiquei esclarecido. O nível e a qualidade de escrita de muitos dos meus alunos universitários passaram a ter outro enquadramento.
.

3 comentários:

Anónimo disse...

"Ou seja, o que é acompanhar a "evolução" de alunos do ensino básico que progridem até ao 5º ou ao 6º ano sem saberem LAR."

Santiago Macias disse...

LER. A palavra é LER. Valham-me os leitores atentos às falhas de teclado. Obrigado!

Anónimo disse...

e eu a pensar que o meu amigo tinha ido ao âmago da questão
o problema de não LER é precisamente o não LAR.
caetano