segunda-feira, 30 de agosto de 2010

JOSÉ CUBERO SÁNCHEZ "EL YIYO" (1964-1985)

.
Foi no derradeiro momento do último touro da tarde. José Cubero Sánchez El Yiyo, que participara, um ano antes, na fatídica corrida de Pozoblanco, teve morte quase imediata ao ser atingido no coração. A lide tinha sido de grande categoria e o jovem matador evidenciava todas as qualidades que auguravam uma brilhante carreira. Bastará dizer que, dois anos antes, e com apenas 19 anos, saira duas vezes em ombros pela porta grande de las Ventas. Coisa que não é para qualquer um.
.
Recordo-me de ter visto, atónito, as imagens no telejornal. El Yiyo morreu na praça de Colmenar Viejo, faz hoje 25 anos. Um registo desses trágicos momentos pode ser visto aqui.

2 comentários:

Papideu disse...

Eu lembro-me bem disto. Não me lembrava da data, mas vi isto em Santa Barbara de Casa na casa da Dona Carmén e do Sr. Domingos Marín. Na sala deles que tinha a cozinha à esquerda, na televisão onde vi um filme de um puto que tinha umas asas nas costas e que no fim subentendia-se que o gajo desatava a voar em direcção ao céu, não pertencia a este mundo. Dona Carmén chorando e outros rindo daquela versão pirosa do outro do Wenders. Nessa sala havia uma porta à direita que dava para um páteo interior onde apareciam almas do outro mundo, segundo diziam.
Das imagens de "El Yiyo" lembro-me dele como um boneco na ponta do chifre do touro. Lembro-me de dizerem que lhe tinha trespassado um pulmão e furado o coração. Lembro-me do choque de todos e do meu.

Santiago Macias disse...

Minha Nossa Senhora! Do que te foste lembrar... Esse filme intitula-se "Tobi, el niño con alas" e é um sério candidato ao título de FILME MAIS FATELA DO SÉCULO XX.