sábado, 7 de agosto de 2010

A TRAGÉDIA DE DANIEL OLIVEIRA

Confesso a minha particular ternura por Daniel Oliveira, um dos mais notórios papagaios do nosso sistema mediático. Cito, do Expresso de hoje: A França tem um dos mais altos níveis de retenção [nas escolas] e o ensino público é uma tragédia.
.
Não se riam, por favor. Há frases que são merecedoras de pena. As afirmações de efeito espectacular têm custos, e um deles é a queda no ridículo.
.
Sem estar a entrar em detalhes, há um dado essencial: o ensino em França é, por larguíssima maioria, público. Ou seja, e na opinião de DO, o ensino em França é maioritariamente trágico. Devemos incluir na tragédia oliveiriana o Collège de France, as SciencesPo, a École Normale Supérieure, a ENA etc etc. Os alunos chegam lá tragicamente mal preparados em resultado de um ensino secundário maioritariamente público e inequivocamente trágico. Ou seja, se o ensino público em França é uma tragédia, qual o não é naquele país? E como sobrevivem com um tão trágico ensino? Teremos um case study à vista? É que, tendo em conta o nível de desenvolvimento da França o melhor é copiarmos o seu trágico exemplo.
.
Da tragédia à comédia há só um curto passo. As opiniões de Daniel Oliveira são disso uma clara evidência.
.
.
Aditamento: a tragédia é tal que Carla Bruni-Sarkozy, mulher do Presidente da República, tem os filhos a estudar numa escola pública.

12 comentários:

Anónimo disse...

Mas o nosso ensino publico é bom, deve ser por isso que segundo consta alguns eleitos da CDU votaram contra uma moção apresentada pelo PS contra o encerramento das Escolas.
Falo segundo o que me contaram,se não for verdade o Sr. pode repo-la.
Tambem sei que a seguir a CDU apresentou uma semelhante e a votação já foi diferente.
Estará tudo isso certo?

Santiago Macias disse...

Não respondo a "segundo consta" nem a "segundo o que me contaram".
Sobre o encerramento das escolas remeto-o(a) para a leitura das actas dos orgãos autárquicos.

Anónimo disse...

Em parte está certo mas na maior parte está errado. A moção do PS apenas era contra o encerramento da escola de Santo Amador, a da CDU era contra a política de encerramento de escolas, incluindo a de Santo Amador. Não houve votos contra nenhuma das moções, ambas foram aprovadas, apesar das abstenções de alguns membros da CDU, que consideraram pouco abrangente a moção apresentada pelo PS, e a abstenção de quase todos os elementos do PS na votação da moção apresentada pela CDU, porque afinal não são contra o encerramento de escolas no resto do país, apenas queriam uma excepção para a de Santo Amador.

babao disse...

C'est qui ce bouffon ?

babao disse...

Pequena correcçao : Carla Bruni-Sarkozy tem apenas um filho. Cujo pai é Raphaël Enthoven, conhecido filosofo francês, formado na école normale superieur e que também ja deu aulas na école polytechnique. Tudo isto é SUPER TRAGICO !!!!

Chica la Fava disse...

Bem me parece !... Há"Anónimos",que toda a gente conhece.Li com agrado o comentário do autor do Blogue,que recentemente descobri e passei a seguir.Com clareza ,mostrava como certos papagaios,parlam nos meios importantes de comunicação,sem que lhes aconteça o mesmo que aconteceu,ao da anedota do "Bocage".Isto é:Serem depenados e colocados no galinheiro,onde poderiam meditar,sobre o estrago que fazem com conversas de conveniência.Sobre o assunto,o anónimo que todos conhecemos,vem tentar colocar em contradição o autor do Blogue.Depois de ler,percebi.O PS grande,no Governo, encerra escolas,o mesmo PS,fora do Governo,apresenta Moções contra o encerramento das escolas.Faz lembrar aquela rábula dos Gatos Fedorentos,mas com mais fedor...

Anónimo disse...

Para dizer que, em minha opinião e contrariamente ao que o dono do blogue diz, o Daniel Oliveira é uma pessoa intelectualmente honesta.
O seu posicionamento político e a sua luta não beliscam em nada a sua clarividência, honestidade intelectual e independência.
Quando alguém chama papagaio a um adversário político que mais não faz que escrever e publicar, como nós próprios aliás, está a atirar no próprio pé.

Saudações
Cross

Santiago Macias disse...

Nada do que CROSS afirma põe em causa o que escrevi. Disse e reafirmo que este estilo de papaguear sobre tudo e sobre nada tem os riscos que a caricata frase de DO evidencia. Nada mais.

Anónimo disse...

muito bem .mas quem será mais papagaio ? serei eu serás tu seremos todos nós...é que há muitos papagiaos de várias cores

Viktor Kevês disse...

Santiago Macias, não caia no rididículo, por favor!
Não chame papagaio a quem intelectualmente não o merece. E olhe que não adianta querer adocicar a coisa com a transcrição de um poema do pai do «papagaio»!

Anónimo disse...

Amém de papagaio um pouco ridiculo este homem don Santiago.

O filho da première dame française com 6 anos. Vai para escola pública talvez seia certo. Mais, mais...vc quer o qué ja vai ir para a Ecole Normale Superieur que vc cita entre outras. Dejemos passar uma duzea de aninhos para ver o que seguramente vai acontecer...

Santiago Macias disse...

Aguardemos, então...