segunda-feira, 13 de setembro de 2010

FERNANDO BRANCO CORREIA - DISTINÇÃO E LOUVOR

Foi esta tarde na Universidade de Évora. O título da tese é Fortificação, guerra e poderes no Garb al-Andalus (dos inícios da islamização ao domínio norte-africano). Na verdade, e tanto quanto pudémos ver pela apaixonada apresentação que o Fernando fez, o trabalho é sobre o que o título diz e sobre muito mais coisas que ele não diz. Distinção e louvor por unanimidade era o mínimo "a fazer" por este trabalho que acumula décadas de trabalho intenso e conhecedor. Ficamos à espera da edição. E que não aconteça o mesmo que com o estudo sobre Elvas na Idade Média, apenas na posse de uns happy few.
.
O Fernando é o mais discreto de um grupo que teve em Mértola ponto de passagem. Todos nós ficámos felizes com este sucesso dele.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Professor Fernando foi meu professor nuns cursos livres de Verão acerca da islamização (com a Professora Filomena Barros e o Doutor Adel Sidarus). Nessa altura tinha ficado com muito boa impressão do Prof., a paixão com que falava da islamização (lembro-me perfeitamente dos "fatimidas" e da sua explicação da divisão das religiões...) faziam com que vivêssemos com muita emoção aquelas aulas... Foi tanto que fiz um primeiro curso e depois repeti... Em Évora, ao fim do dia e pago!...
Muitos parabéns, Professor Fernando!