domingo, 31 de outubro de 2010

DILMA PRESIDENTA

Admito que o meu sentimento já não é, em relação ao PT, o do entusiasmo de outros tempos. O PT pragmatizou-se, entrou nos terrenos da realpolitik e ganhou contornos de chancelaria. Depois do surpreendente Lula - surpreendente, sim! niunguém esperaria que terminasse o seu percurso pela presidência com os níveis de aprovação que apresenta - é a vez de Dilma Rousseff (n. 1947), a antiga activista radical, tomar em mãos os destinos do Brasil.
.
A posição do Partido Comunista Brasileiro sobre as eleições presidenciais quase foi ignorada por estas bandas. Aqui fica: Derrotar Serra nas urnas e depois Dilma nas ruas. Ver: www.pcb.org.br
.

7 comentários:

Anónimo disse...

O PCB tem a mesma filosofia que o PCP, derrotar seja quem for, à esquerda, à direita, ao centro, porque só assim se podem manter. Um partido que neste momento a maioria dos seus militantes é empregado do partido só pode ser contra tudo e todos, até contra eles próprios, pois cada dia são menos.

Santiago Macias disse...

Um belo chavão, este comentário. Só ali faltam as "criancinhas comidas ao pequeno-almoço"...
A prática do PCP nas autarquias e no Parlamento desmente essa pretensa "filosofia".

Anónimo disse...

Camarada Santiago :
esquece-se que há comunistas no Brasil que não são do PCB? Veja o que diz Renato Rabelo, presidente do PC do B, Partido Comunista do Brasil : "Esta é uma vitória histórica do nosso povo. Nós já havíamos dito que essa eleição era uma verdadeira encruzilhada: ou dávamos prosseguimento às conquistas iniciadas pelo presidente Lula ou teríamos um grande retrocesso. Este resultado é uma grande vitória, pois vamos caminhar para 12 anos onde o governo federal tem o apoio das forças populares, progressistas e de esquerda."
Ou que será que os militantes do PC do B não são comunistas?

Anónimo disse...

Os comunistas podiam ser muito menos, se os partidos que têm estado no poder, tivessem tido inteligência e correcção na sua acção governativa. Mas, convenhamos, moldados ao sistema vigente e fazendo do roubo e da corrupção uma constante política, essa era quase uma missão impossível. Não tão antingos como o azeite Gallo, mas já cá andam desde 1921. Não é para todos.

Anónimo disse...

Continuo a interrogar-me como é que um homem como o Santiago continua a defender o decrepito e ultrapassado partido comunista portugês. Ele é a coreia do Norte, ele é cuba e o Irão e o premio nobel da paz chinês, todos temos uma pancada e a pancada do Santiago e a igreja do Pc.Que Deus o ajude Santiago, e o encaminhe porque você merece.
Um abraço.Sotero

Santiago Macias disse...

O PC do B fez o seu "aggiornamento". O impacto que tem na sociedade brasileira é bem maior que o PCB. Veja-se a presença do PC do B ao nível dos municípios, por exemplo. As suas posições são moderadíssimas, na onda social-democrata nórdica. São opções.

Amigo Sotero, seja bem aparecido por estas bandas!
Fico surpreendido com o teu comentário, depois do que conversámos.
1. Não acho mesmo nada que o PCP esteja decrépito e ultrapassado. Às vezes é um pouco "duro de rins", mas só isso.
2. Continua a ser uma força indispensável na denúncia e no combate. E, através das autarquias, numa prática que é bem diferente da de outras forças partidárias.
3. Coreia de Norte? Cuba? Não são o meu modelo, muito longe disso. Mas seria interessante que estendesses os exemplos às "democracias" da América Central...
4. O PC é a minha igreja? Ó diabo, Sotero. É verdade que os partidos têm uma componente litúrgica, mas não é isso o que me atrai na política. Continuo atrás das utopias e a tentar concretizar sonhos e causas.
5. Que Deus me encaminhe? Sou agnóstico, mas continuo, a vários níveis, à procura de um caminho.
Continuaremos a falar, a concordar e a discordar da próxima vez que nos encontrarmos.
Um abraço
SM

Anónimo disse...

"O PC do B fez o seu "aggiornamento". O impacto que tem na sociedade brasileira é bem maior que o PCB. Veja-se a presença do PC do B ao nível dos municípios, por exemplo. As suas posições são moderadíssimas, na onda social-democrata nórdica. São opções."
Por faltar um "aggiornamento" ao PCP é que vemos todos os dias o Bloco de Esquerda a tomar os seu lugar, cativando os mais jovens. Sempre o papão da social-democratização. Opções.