quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A BÍBLIA

O almoço de ontem, com uma diplomata portuguesa que trabalha no Norte de África, e a ideia, que irá tomar forma, de um projecto a desenvolver em torno do património islâmico em Portugal fez-me lembrar uma história caricata, ocorrida há anos na Argélia.
.
O meu amigo Boussad Ouadi, editor e livreiro, quis importar um livro, intitulado La bible du marketing direct. Nada de especial, tirando uma burocracia infernal. Mas a situação piorou, quando recebeu um aviso de responsáveis religiosos no sentido de retirar os livros do escaparate. Porquê? Porque não era admissível que se vendesse a bíblia... A história, que me foi relatada pelo próprio, faz lembrar as mais ferozes (e ridículas) atitudes dos censores fascistas. Intolerância e ignorância rimam. E não é por acaso.
.
O Boussad, um cábila teimoso e vertical, antigo militante do FLN, encolheu os ombros e continuou a vender os livros.
.


1 comentário:

babao disse...

Eu prefiro "A Torah do Merchandising" ! : ))

PS Também ja li "O Corao do Day After Recall" mas nao me convenceu....