quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

PRESIDENCIAIS 2011

Falta um mês e isto está mais que arrumado...
.
.
O actual presidente é um homem do passado. Um pouco ao estilo de Sampaio não é presidente para arrebatar as multidões. E para quem fala agora tanto no desenvolvimento e na inclusão e nos problemas estruturais uma revisão da matéria dada (1985-1995, lembram-se?) não calharia nada mal...
.
O score eleitoral? À volta dos 60%. Talvez um pouco menos.
.
.
.
Manuel Alegre teve o seu grande momento no final de 2005, com um muito bom resultado para um outsider. Mas afrontou Mário Soares, que não lhe perdoou. Entalado entre o apoio oficial do PS, cujo desempenho recente é o que é, e o Bloco de Esquerda, que deu um claro passo em falso, não tem muita margem de manobra para criticar o sistema (já faz lembrar o Dias da Cunha). Vai ter mais votos que em 2006 (andará à volta dos 30%), mas a derrota será bem mais nítida.
.
Invocar a PIDE, coisa que os nascidos depois de 1970 não fazem a mais pequena ideia do que foi, e as causas da liberdade com a sua bela voz de barítono já não chega.
.
.
.
Francisco Lopes, o candidato avançado pelo PCP, é um político low-profile. De ar tranquilo, por vezes até um pouco tristonho, tem como tarefa afirmar-se dentro e fora do partido, consolidar e alargar bases eleitorais.
.
Objectivamente falando, tem um mês para conseguir esses objectivos e para contrariar as sondagens. O resultado? Mau se for abaixo dos 7.5%, bom entre os 8 e os 8.5, magnífico acima dos 9%. O resto é conversa.
.
Votarei Francisco Lopes, convictamente. Há coisas, estas e muitas outras, que só faço por prazer e convicção.
.
.

.
Fernando Nobre acabou por ser o candidato-surpresa. Ele que o negue, mas a mãozinha marota do Dr. Mário Soares anda por ali. Para um novato, não se tem saído nada mal. Tem um certo estilo de nonchalance e de homem de causas que agrada a alguma juventude, aos meios urbanos e à intelectualidade. Como toda a gente sabe, irá buscar votos à ala esquerda do PS e ao BE. O resultado é, nesta altura, uma incógnita, mas andará acima dos 5%. Ou mesmo mais, dependendo essa subida mais do Ministro Teixeira dos Santos do que dele próprio...

Os resultados todos somados dão mais de 100%... Mas nem todos alcançarão as melhores expectativas. Voltarei ao assunto no dia 24.1.2011.

Parece que há outro candidato. Por ser anti-taurino confesso é banido desta lista.

2 comentários:

Anónimo disse...

"Invocar a PIDE, coisa que os nascidos depois de 1970 não fazem a mais pequena ideia do que foi"


.....

"1, 2, 3 diga lá outra vez...?"

P.S.: E quem era garoto na altura fará uma idéia muito melhor, por essa lógica...?

Anónimo disse...

E agora para todos aqueles que nasceram depois de 1970:

http://www.youtube.com/watch?v=gcH85MVzH_o