sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

AMAZÓNIA

É só até domingo que está patente ao público, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a Expedição Amazónia Exposição. Entre 26 de Dezembro de 2009 e 9 de Janeiro de 2010, ilustradores, fotógrafos, designers, médicos, professores e jornalistas registaram de forma livre e espontânea, dia e noite, as suas impressões acerca da Amazónia, ora a bordo do barco-residência Dorinha, em percursos exploratórios em canoas, ora em caminhadas pela floresta, nas margens do Rio Solimões e do Rio Negro.

.

O ponto de inspiração foi a expedição científica liderada, em 1783, por Alexandre Rodrigues Ferreira, e que teve como título Viagem Filosófica ao Grão - Pará.

.

A mostra é composta por cadernos de campo realizados no terreno pelos ilustradores, reproduções de uma selecção de desenhos, fotografias captadas por três fotógrafos e o projecto multimédia Amazónia 2010, produzido a partir de textos, imagens e sons do local e que é apresentado em formato digital (vídeo) com animação 2D e 3D e banda sonora de João Lucas.

.

Texto adaptado a partir de

http://www.pavconhecimento.pt/exposicoes/temporarias/index.asp#amazonia

.

.
De quem é este desenho? De Nádia Torres (n. 1962), pintora, ilustradora e ourives.

Sem comentários: