quinta-feira, 28 de abril de 2011

REZEMOS

A começar por mim, que sou agnóstico.


Roberto é o guarda-redes do Benfica, na meia-final da Liga Europa desta noite. Que o Todo Poderoso tenha misericórdia do nosso clube...

10 comentários:

O Informador do Outeiro disse...

As nossas rezas deram resultado: o Roberto deu barraca mas não foi golo!

P.S.: Com tanto frango que o Roberto tem dado, se fosse em Moura o gajo estava safo na Feira de Maio na barraca da Comissão de Festas de N. S. do Carmo!

Anónimo disse...

Dar a Cesar o que é de Cesar...Associação Cultural em honra de Nossa Senhora ...e não comissão de festas.

João disse...

Nem correu mal.

P.S.: Uma pergunta sem resposta: Não eras ateu?

Santiago Macias disse...

Caro João:

Agnóstico, não ateu.

SM

Fernando Pinto disse...

Bem que tento compreender a diferença entre Agnóstico e Ateu mas ... e na prática....

Curioso disse...

A diferença é a mesma de um adepto de futebol mas que não é adepto de nenhuma equipa em especial: só gosta mesmo é de ver jogar à bola; e há aquele pessoal que não gosta mesmo nada de futebol, acha um desporto desprovido de qualquer fundamento.

Concordas comigo, SM?

João disse...

@Fernando Pinto:

agnosticismo
(inglês agnosticism)
s. m.
Filos. Doutrina que declara o absoluto ou as questões metafísicas inacessíveis ao espírito humano, por não serem passíveis de análise pela razão.


ateísmo
s. m.
1. Doutrina dos ateus.
2. Descrença.

ateu
adj.
adj.
1. Descrente, ímpio.
s. m.
2. Aquele que não crê na existência de Deus.



Há uma diferença em negar uma qualquer existência, mas ao ter essa consciência de negação, não se estará a admiti-la? Sei que isto puxa um bocadinho à filosofia cartesiana, mas a verdade é que o ateísmo pode ser mais uma teimosia, do que uma sóbria e consciente opção.

Justamente a opção do agnóstico cuja humildade da própria consciência vai ao encontro da experiência e da abertura de espírito para poder ser sempre surpreendido. A noção de se ser uma ínfima partícula num universo demasiado grande para poder ser compreendido num espaço de vida tão pequeno.
Não se pode dizer que algo existe cegamente sem provas concretas e materiais, porém um espírito crítico deve sempre esperar para poder sempre surpreendido, tal como é igualmente verdade que aquilo que não pode ser provado, não pode ser afirmado.

babao disse...

Pssst Fernando Pinto !???
Vai ao Google meu filho e la encontraras a resposta...

francisco perfeito caetano disse...

no negar e não só que este roberto não tem qualidades claro que sou ateu. só de pensar que ainda existe alguém que acredita que ainda não estamos preparados para admitir que o dito cujo irá ser um dos problemas da final mais uma vez perdida não só é agnóstico como incrédulo futebolisticamente "falando". vai ser a quarta derrota/humilhação contra os bárbaros e mafiosos aqui do norte!quem deu 5 ao villareal tb pode repetir o resultado contra esses eunucos mascarados de vermelho.nem o hino cantado pelo visconde de altas moras nos vai safar.

Fernando Pinto disse...

Para o Curioso, João e Caetano - Gosto. Sem duvidas que o futebol nos dá um linguagem para poder demostrar o queremos dizer. Para o Babao, tenho que dizer que já fui ao google e não só. por essa razão escrevo " e na prática..."