sábado, 8 de outubro de 2011

NO PASA NADA

É assunto que me tem interessado. Milhares de pessoas manifestam-se em Nova Iorque contra a ganância do capitalismo. A polícia prende 700 (setecentos) manifestantes. A confusão nas ruas é generalizada, com protestos duros e uma ameaça de ocupação da Wall Street.

O sistema informativo, tão lesto a propagandear todas as primaveras libertadoras, chuta o assunto para canto. Os jornais, sempre tão rápidos a darem-nos notícias sobre os protestos em Kiev, em Homs, em Benghazi ou no Cairo, fecham agora a boca com firmeza. Protestos em Nova Iorque? Quais protestos? Está tudo calmo, no pasa nada... Setecentos presos? Delinquentes, decerto...

O caráter vesgo das centrais de informação e de comunicação - o Grande Irmão vigia-nos desde há muito - é peça essencial no sistema de dominação e de opressão. Veja-se a história de Zainab al-Hosni para se entender o significado da palavra manipulação.

Ver: http://occupywallst.org/

Editor de jornal procurando identificar Wall Street num mapa dado pelo patrão

2 comentários:

acpais disse...

Mas será que alguém ainda tem ilusões sobre democracia, transparência, liberdade...? Isso existe na realidade ou são só conceitos teóricos?

Santiago Macias disse...

Olá Cristina

Não são realidades nem conceitos teóricos. São sonhos, às vezes um pouco como a linha do horizonte.

Acredita que faço disso um combate diário. E nem sempre me convém. E muitas vezes falho.