quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ALCARIA DE JAVAZES

O projeto tem vários anos, mas só agora se aproxima da conclusão. A raíz está numa ideia do Orlando, expatriado mertolense que reuniu uma coleção de materiais etnográficos, mais tarde colocados à disposição da Câmara de Mértola. Na altura, 2003 ou 2004, ainda estava em Mértola, ao serviço da autarquia, e entreguei um pré-guião do que poderia vir a ser aquele núcleo museológico.

Foi com surpresa e agrado que recebi, há semanas, uma mensagem da vereadora Sandra Gonçalves, anunciando que o processo se aproximava do fim e que gostariam que nele colaborasse. Claro que sim, como sempre tenho feito, e continuarei a fazer, em Mértola. Fomos hoje de manhã - um bando de quatro: Lígia Rafael, Manuel Passinhas, Manuel Marques e o autor do blogue - para re-olhar o sítio e pensar algumas soluções. Uma construção antiga, dois pátios, um forno, muros em pedra e um novo volume dão, na sua modéstia, para muita coisa. Desde que não se queira meter o Rossio na Rua da Bestesga ou ceder à tentação de uma visão mais formatada ou tradicional de museu...

Um cato num muro em pedra (Alcaria de Javazes)

Alcaria de Javazes retira, segundo Abdallah Khawli, numa bem fundamentada teoria, o nome do sítio de al-Jawza, onde o líder religioso Ibn Qasi se teria refugiado, em 1144. O povoado islâmico propriamente dito deverá, contudo, corresponder à alcaria existente em Zambujal.

Sem comentários: