terça-feira, 15 de novembro de 2011

ARQUEOLOGIA EM FIM DE TARDE

Éramos 72, na sessão que teve lugar na biblioteca municipal de Moura. Nada mau para um fim de tarde, com o aspeto gratificante de termos tido a visita de colegas e amigos vindos de outros concelhos. A dada altura referi, na brincadeira, que a escavação de Moura não era, no início, muito sexy.

Pode uma escavação ser sexy? Pode. Até pode ter laivos de marcado erotismo. Como no caso da escavação de Pompeia, com os seus célebres frescos eróticos. E na Moura, também. Optámos (o José, a Vanessa e eu) por não mostrar um objeto erótico encontrado na última campanha. Temíamos que a singela peça monopolizasse a atenção. Ia acontecer. Fatalmente.


Em homenagem a Pompeia, e aos seus célebres lupanares, aqui fica um dos mais conhecidos sonetos satíricos de Bocage. As almas sensíveis que se abstenham.

SONETO DO PREGADOR PECCADOR
Bojudo fradalhão de larga venta,
Abysmo immundo de tabaco esturro,
Doutor na asneira, na sciencia burro,
Com barba hirsuta, que no peito assenta:

No pulpito um domingo se apresenta;
Prega nas grades espantoso murro;
E acalmado do povo o grão sussurro
O dique das asneiras arrebenta.

Quattro putas mofavam de seus brados,
Não querendo que gritasse contra as modas [qu'rendo]
Um peccador dos mais desaforados:

"Não (diz uma) tu, padre, não me engodas:
Sempre me ha de lembrar por meus peccados
A noite, em que me deste nove fodas!"

3 comentários:

Anónimo disse...

Bem! Estou sem palavras...

Anónimo disse...

No bom sentido claro!

Lucrecia disse...

É interessante perceber como as pessoas ainda reagem de maneira bastante preconceituosa quando veem fotos como esta, leem poemas ou quando se fala sobre sexo. Esquecem-se que a sexualidade é parte do ser humano total e que na natureza não existe nada feio ou vergonhoso,quando o limite das leis naturais são respeitados.Conversar aberta e honestamente com os jovens sobre sexualidade e também sobre infecções epidêmicas, drogas, tabagismo, alccolismo e demais vícios é tarefa urgente e
possível. É uma questão de inteligência preparar uma nova geração física e espritualmente sadia visando um mundo melhor e mais humano.