terça-feira, 22 de novembro de 2011

DO ALTO DE BOMBEL A BEVERLY HILLS

Final de tarde na Amareleja. Primeiro de uma série de encontros com a população da nossa vila. Começou-se pelo Alto de Bombel (ao fundo, na fotografia), justamente onde tanto o José Maria como eu temos raízes familiares. Cerca de 70 pessoas tiveram a oportunidade de colocar questões, de fazer observações ou de apresentar problemas. Esta maneira de fazer política não é inédita, nem é nova. Mas tem sido prática nossa no concelho de Moura.

A proximidade às pessoas é um fator essencial, mas muitas vezes esquecido. Isso não diz muito aos nossos queridos fazedores de leis, hoje mais entretidos em espremer as autarquias, diminuindo o número de eleitos em regime de permanência e cortando os quadros dirigentes. A demagogia "para quê tanta gente?" é fácil e colhe junto dos mais desprevenidos ou dos menos informados. Os autarcas do PSD, que parecem ter vendido a alma ao diabo, silenciam a vergonha. A voz dos do PS calou-se.

Um governo mais pequeno é melhor? Há quem pense que o diga e o diga de forma expressiva: "These boys over there on the monitor  [vemos  Bill Clinton, Bob Dole, Pat Buchanan e Steve Forbes] they want a government smaller and weak. They've been speaking for the richest 20 percent when they pretend they're defendin' the meek/ Now, shit, fuck, cocksucker, that's the real obscenity " é a deixa de Bulworth no filme que hoje citei (v. a cena completa sobre obscenidade aqui).

Fotografia: http://invitaminerva45.blogspot.com

Sem comentários: