segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

1976-2011: 35 ANOS DE PODER LOCAL

O dia 12 de dezembro de 1976 é uma data histórica. Pela primeira vez o povo português foi chamado a eleger os seus representantes locais (câmaras municipais, assembleias municipais e assembleias de freguesia). Um processo repetido, nos mesmos moldes, por mais nove vezes.

Não se consegue imaginar o País de hoje sem o contributo inestimável do Poder Local Democrático. Uma rápida comparação entre "antes" e "depois" bastará para tirar dúvidas. A todos os níveis.

Vivemos agora um momento de viragem. Burocratas sem imaginação estão a dar o seu melhor para desmantelar e fazer em cacos uma das mais importantes conquistas de Abril. Ora são os executivos monocolores - contra os quais brado no deserto há mais de 10 anos -, ora é a redução do número de vereadores em regime de permanência, ora é a diminuição dos lugares de chefia. Ou ainda os cortes orçamentais decididos administrativamente. Assim se paralisam as autarquias. Ainda não chegámos ao momento dos presidentes nomeados pelo Ministro do Interior. Mas já estivémos bem mais longe.


Presidentes da Câmara Municipal de Moura desde 25 de abril de 1974:

1974 - Armando Almeida Manso (PS)
1978 - Luís António Ramos (PS)
1979 - Manuel Romana Ângelo (PCP)
1985 - António Lamas de Oliveira (PCP)
1989 - José Simões Duarte (ind - PS)
1992 - Manuel Vitorino Mestre (PS)
1997 - José Pós-de-Mina (PCP) - em funções

8 comentários:

Lucrecia disse...

Sobre democracia gosto desta frase de Fernando Sabino: "Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um." Mais uma vez você, assim meio que indiretamente, me ajudou a resolver um problema. Preciso criar um cartão de visitas,e estava quase desistindo quando,agora, vi o logo da Frente Eleitoral.A ideia dos losangos unidos assim é muito boa. Meu cartão ficou lindo.

João Macías disse...

Olha o simbolo da APU! Andava com um pin disso, ainda mal sabia falar xD

Mas era o outro, acho que é anterior a este, o das argolas..

Tinha na primária um amigo o Nuno Borges(não dos mais chegados), os mais chegados eram da zona de Carenque. O Nuno dizia que a APU cheirava mal. Tapava o nariz e fazia "Buuuu" com uma expressão de desagrado. A familia do Nuno era da AD.


Mais tarde, no ciclo, vou encontrar o Nuno no Colégio Vasco da Gama. Ele era Borges, ficou na turma A. Eu era Macías fiquei na turma E, onde ficavam os "Silvas".

Nunca gostei do Colégio Vasco da Gama. Hoje mais do que nunca percebo bem porquê.

VIVA A ALIANÇA POVO UNIDO!

Anónimo disse...

... os municípios algarvios devem 600.000.000,00 Euros a fornecedores e continuam todos cantando e rindo e os fornecedores com dividas à banca, a despedirem pessoal e a fecharem portas ...
... foi também um das conquistas de Abril, não punir os caloteiros !!!

LT

Santiago Macias disse...

Três notas:

1. O logo era bonito, sim, mas foi usado apenas nas eleições de 1976.

2. João, o símbolo é da FEPU. O do APU eram as argolinhas.

3. Não estou nada de acordo contigo, LT. Embora esse valor de dívida seja elevadíssimo. E haja muito boa gente a arder, certo?

Lucrecia disse...

Não copiei o desenho do logo. Acredito que ideias como esta são únicas. Servem apenas para o que,originalmente, foram criadas. O desenho me inspirou um novo modelo. Queria passar a ideia de união,de conhecimento, de desenvolvimento, enfim, um pouco do que representa uma biblioteca.

João Macías disse...

Pois estive a ver. É a coligação anterior de 76. Pensei que era a APU na mesma, mas com uma estética diferente no logotipo.

José Francisco disse...

O Eng. Armando lopes de Almeida Manso em 1974 exerceu funções ainda sob nomeação, acabando por ser eleito em 1976. Em 1978 foi nomeado Governador Civil de Beja sendo substituido na presidência da câmara pelo Eng. Luis António Ramos depois de ter sido.Correcto?

José Francisco disse...

Upss!!! o "depois de ter sido" está a mais.É o que dá corrigir os textos com o "cortar/colar". Lol