segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

JOSÉ DIAS COELHO (1923-1961)

Faz hoje 50 anos que, numa rua de Lisboa, a PIDE assassinou a tiro o pintor José Dias Coelho, militante do PCP. Artista talentoso, renunciou à carreira para dar continuidade a um combate político que lhe custaria a vida. José Afonso dedicar-lhe-ia a canção A morte saiu à rua.

Numa altura em que, de forma mais ou menos programática, se tenta alguma desvalorização do papel do Partido Comunista Português na luta contra o fascismo, vou ter a curiosidade de ver quantos minutos a RTP (pelo menos essa...) vai dedicar à efeméride.

5 comentários:

João Oliveira disse...

Cá para mim, e como sempre, não vai ser ditop nada. Ele era militante do PCP, o que é motivo para os orgãos de comunicação social, ficarem calados.
João Oliveira

Anónimo disse...

A esmagadora maioria dos jornalistas portugueses são filhos da ignorância que os pariu, ou seja das universidades privadas e pagas a peso de ouro, onde nunca se fala do que incomoda pelo peso que essas narrativas da história têem. Bom é falar do futuro que o influente papá vai proporcionar-lhes ou já proporcionou. Cultura ZERO e ainda por cima não interessa. Um pintor talentoso assassinado pela PIDE??? Oh, pior foi Sá Carneiro que anda sempre nas bocas dessa gente e que se não tivesse tido aquele infortúnio, seria hoje um homem igualzinho aos outros que deambularam pelos corredores do poder. Assim se criam os heróis, mas uns são mais que outros.

Paulo Nobre disse...

Eu não apostava...

O serviço público tem mais com que se ocupar.

Os privados fazem contas: ora deixa cá ver quanto é que vale a notícia desse pintor comunista... isto não se vende a ninguém, pá e ainda por cima o gajo até era comunista... ó Serôdio, já fizeste os contactos para saberes a que horas é o desfile dos pais Natal? Tu não falhes essa merda, pá, olha que aquilo é do filho do gajo que em publicidade te paga o ordenado. Vai lá, pira-te! Este puto é maluco, queria fazer uma peça sobre um gajo comunista que já morreu e que escreveu uma canção sobre um pintor qualquer que era da PIDE... Não há pachorra para esta gente saída das Universidades! O que é que estes gajos andam a aprender?

João Macías disse...

Não vi grande coisa...

Anónimo disse...

A música que lhe foi dedicada é uma das mais bonitas do Zéca Afonso. A comunicação social preocupa-se mais em suavizar esses "belos tempos"!