segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

KIM JONG-UN

Depois de Kim il-Sung e de Kim Jong-il parece ter chegado a vez de Kim Jong-Un. Primeiro o Grande Líder, depois o Querido Líder. Está na hora do Rechonchudo Líder. Para já, o casaco é igual ao do avô, o que dá garantias de continuidade ideológica (sobre a importância da análise da roupa na evolução da personalidade leia-se o texto As listas de Metterling, de Woody Allen - v. aqui uma versão em castelhano).


4 comentários:

maria josé henrique disse...

Perspectiva-se que o rechonchudo seja um substituto à altura, supostamente ainda com mais vigor, dada a juventude (se é que é possivel). Deve ter sido por isso que o PCP apresentou as condolências ao povo norte-coreano...

João Macías disse...

Eu também não gosto nada da Coreia do Norte. Principalmente porque nunca fui lá e porque o pouco que se sabe é o que a imprensa ocidental quer que se saiba (ou se venda).

Não nego que é uma ditadura, mas parece-me pouco prudente no mínimo tecer demasiadas considerações acerca desta matéria.

Curioso disse...

Não conheço a Coreia do Norte e, curiosamente, também não conheço a Coreia do Sul. Sei, no entanto, uma coisa: uma ditadura não poderá ser considerada um regime comunista. Pelo que tenho entendido o comunismo rege-se sobretudo por ser o povo quem manda... ou seja, uma democracia!

E tal como disse o João Macias, será prudente não tecer demasiadas considerações porque pouco sabemos daquele país, sabendo eu apenas que de 1945 até agora foram apenas três (3) pessoas que estiveram sentadas na cadeira do poder... e todos da mesma familia! Mas gostaria de saber quem pode afirmar que isto é uma democracia e um regime comunista?!

Anónimo disse...

Parece mentira que estes comentadores sejm tão ignorantes sobre o regime da coreia do Norte,o que fará com que tenham comentarios tão envergonhados?Têm medo do partido?Então não sabem que se trata de um regime ditarial apoiado pelos regimes e partidos comunistas da China,cuba portugal(PCP) e outros que tais.Então não sabem d fome que ali se passa ?Estão piores que o bernardino soares?Já é tempo desses cerebros (de intelectuais vejam bem!)se abririem e verem,dizerem o que esta bem e mal.(Uma pessoa que não é livre de pensar por si,é um autoprisioneiro.O regime da coreia do norte não presta!Vá lá Santiago deixa la seguir o comentário!