quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

MÉRTOLA EM TLEMCEN

Está confirmado. Fevereiro é o mês de se mostrar um pouco do património islâmico de Portugal em Tlemcen. A iniciativa, da Embaixada de Portugal em Argel, conta com o apoio do Instituto Camões e inclui a apresentação da exposição Mértola, o último porto do Mediterrâneo, por ocasião da "Capital da Cultura Islâmica".

Estão previstas conferências em Tlemcen e em Argel. Será uma oportunidade única para promover o trabalho feito em Mértola. A exposição que acima referi foi apresentada ao público em fevereiro de 2006, no Castelo de S. Jorge, em Lisboa. O percurso que cumpriu desde então já incluiu a Fundação Millenniumbcp, o Centro Cultural de Cascais e o Festival Islâmico de Mértola. Seis anos depois chega ao norte de África. Era esse um dos objetivos iniciais. Atinge-se agora. 


Tlemcen - ruínas do minarete merinida da Mansurah

3 comentários:

Lucrecia disse...

Legal! Que bom! Estava agora (2:00 da madrugada) procurando um vídeo sobre as Grandes Navegações para uma pesquisa,quando encontrei Finisterra feito para a exposição LUSA sobre as origens de Portugal, postado em 2007.O vídeo conta 41264 visualizações (até o momento). Foi muito interessante poder ver e ouvir você,embora tenha sido no passado (não tão distante).

2012 disse...

Huuuummm...... beeeemmmm.... Dr. Santiago, como se sabe voos lowcost ainda não há; e as travessias por barco demoram imenso tempo...

babao disse...

E Silves ?